A+ / A-

"O futebol está livre." Superliga Europeia canta vitória e apresenta novo formato

21 dez, 2023 - 11:20 • Redação

Empresa organizadora congratula-se com decisão do Tribunal de Justiça da União Europeia, que abriu a porta ao projeto. Novo formato contempla várias divisões, com 64 clubes na prova masculina e 32 na feminina, e todos os jogos transmitidos numa plataforma de "streaming" gratuita a ser criada.

A+ / A-

A empresa organizadora da Superliga Europeia congratula-se com a decisão do Tribunal de Justiça da União Europeia, que abre a porta à criação da prova, e apresenta um novo formato, com 64 clubes distribuídos por três divisões e prova feminina incluída.

"Ganhámos o direito de competir. O futebol europeu está livre. O monopólio de quase 70 anos da UEFA acabou finalmente e a decisão do Tribunal tem consequências de longo alcance e positivas para o futebol. Continuaremos a trabalhar com clubes, ligas e outros acionistas, sem medo de sanções, para criar as melhores e mais centradas nos fãs competição de futebol da Europa", declara Bernd Reichart, CEO da A22.

Citado no comunicado da A22, Reichardt garante, ainda, que a empresa mantém o compromisso para com as ligas e a pirâmide do futebol.

"Pela primeira vez desde 1955, competições paneuropeias podem, agora, ser governadas pelos próprios clubes participantes, como é o caso de, virtualmente, todas as ligas domésticas europeias", afirma.

A empresa quer criar uma plataforma de "streaming" para transmissão de todos os jogos da Superliga Europeia, com acesso gratuito para os adeptos. Será chamada "Unify" e, de acordo com a A22, "democratizará o acesso ao futebol em direto e ligará os adeptos aos seus clubes (e outros adeptos) a uma escala nunca antes alcançada".

"Os jogos da liga feminina também serão todos distribuídos na plataforma. Isto colocará o jogo feminino no centro das atenções, juntamente com as competições masculinas, permitindo que esta vertente divertida e em crescimento seja visto por todo o mundo, com a visibilidade que merece", lê-se no comunicado da empresa.

A "Unify" gerará receitas a partir de publicidade, subscrições "premium", parcerias de distribuição, serviços interativos e patrocinadores.

Moldes da prova masculina


A Superliga Europeia masculina terá 64 clubes participantes, distribuídos por três divisões:

  • As duas primeiras divisões, Star League e Gold League (Liga Estrela e Liga Ouro, em português), consistem de 16 clubes, cada. A Blue League (Liga Azul), o terceiro escalão, terá os restantes 32 clubes;
  • A participação será baseada em mérito desportivo, "sem membros permanentes";
  • Promoção e relegação anuais entre ligas;
  • Entrada na Blue League seria baseada na prestação no campeonato;
  • Cada clube ficará inserido em grupos de oito, com jogos em casa e fora, pelo que disputará um mínimo de 14 partidas por ano;
  • No final da época, uma fase a eliminar determinará os campeões de cada liga e que clubes serão promovidos;
  • "Não haverá um aumento do número de jogos no calendário além do contemplado pelas competições existentes e jogos a meio da semana não interferirão com os calendários das ligas domésticas";
  • No primeiro ano da competição, os clubes serão selecionados com base num leque de critérios "transparentes e baseados na performance";
  • Regras de sustentabilidade financeira "fortes" e processos de aplicação "transparentes".

Moldes da prova feminina


A Superliga Europeia feminina terá 32 clubes divididos por duas divisões:

  • Star League e Gold League com 16 clubes, cada;
  • Equipas inseridas em grupos de oito, com jogos em casa e fora, pelo que disputarão um mínimo de 14 partidas por ano;
  • No final da época, uma fase a eliminar determinará os campeões de cada liga e que clubes serão promovidos;
  • Promoção e relegação anuais entre ligas;
  • Entrada na Gold League seria baseada na prestação no campeonato.

(Em atualização)

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+