Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Grécia proíbe claques em todos os desportos até agosto

21 fev, 2022 - 16:58 • Lusa

Decisão acontece três semanas após a morte de um jovem de 19 anos em confrontos entre claques desportivas em Salónica.

A+ / A-

O governo grego ordenou, esta segunda-feira, a proibição das atividades de todas as claques de clubes, em quaisquer modalidades desportivas, até 31 de julho, no âmbito de uma série de medidas para diminuir a violência entre adeptos.

“As claques estão suspensas até que haja um licenciamento, com novas regras. Há um período de transição em curso até que as novas regras sejam estipuladas”, disse o ministro-adjunto do Desporto helénico, Lefteris Avgenakis.

“O registo de membros de claques será detalhado e revisto em cada verão” e “a licença será avaliada sempre que haja membros acusados de violência”, acrescentou.

A decisão acontece três semanas após a morte de um jovem de 19 anos em confrontos entre claques desportivas em Salónica. Já foram detidas 12 pessoas na sequência desse episódio.

O responsável governamental grego precisou, ainda, que as claques ficam ainda proibidas de distribuir bilhetes individuais para espetáculos desportivos, estando as entradas reservadas para os detentores de títulos válidos para a época.

As penas de prisão para crimes de violência em contexto de espetáculos desportivos foram aumentadas para de entre seis meses a cinco anos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+