Tempo
|
A+ / A-

Morreu John Mortimore, antigo treinador de Benfica e Belenenses

27 jan, 2021 - 10:49 • Raul Santos com Lusa

Tinha 86 anos. Foi treinador do Benfica em dois momentos, num total de cinco temporadas, ganhando dois títulos nacionais e duas Taças de Portugal.

A+ / A-

O antigo futebolista e técnico inglês John Mortimore morreu esta quarta-feira, aos 86 anos.

O treinador foi um nome importante no futebol português nas décadas de 70 e 80 do século passado por força da sua dupla passagem pelo Benfica, onde, em cinco temporadas, venceu o título nacional por duas vezes.

Chegado a Lisboa na temporada de 76/77, foi logo campeão com um plantel apontado como "curto". Veio daí a expressão "a omoleta sem ovos de Mortimore". Faltavam avançados, mas despontou, com 17 anos, Fernando Chalana.

Nas duas épocas seguintes, Mortimore viu o FC Porto de José Maria Pedroto ser bicampeão e partiu de Lisboa.

Voltou em 1985 para mais duas épocas e um título de campeão, em 87, ano em que o rival FC Porto se sagrava campeão europeu. Nas duas temporadas, venceu a Taça de Portugal, na clássica final de Oeiras.

Saiu para uma temporada à frente do Bétis de Sevilha e voltou a seguir - em 88/89 - a Portugal, para treinar o Belenenses.

Nascido na região de Southampton, em 1934, foi futebolista nas décadas de 50 e 60, com uma carreira muito ligada ao Chelsea e que passou também pelo Portsmouth e pelo Queens Park Rangers, equipa onde terminou a carreira, em 1966.

A notícia da morte de Mortimore foi, aliás, divulgada pelo Chelsea e também pelo Southampton, clube onde foi dirigente.

“O Chelsea Football clube informa com grande pesar que faleceu o nosso antigo defesa John Mortimore, que disputou 279 jogos pelo clube”, referem os ‘blues’, enquanto o Southampton manifesta pesar pela morte do seu antigo presidente.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Juíz Vermelho
    27 jan, 2021 Catedral da Luz 13:48
    Paz à sua Alma, e obrigado pelo seu Serviço

Destaques V+