Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Federação australiana vai pagar o mesmo às seleções masculina e feminina

06 nov, 2019 - 15:35 • Redação

Um acordo entre federação e sindicato dos jogadores permite reunir todos os ganhos num só fundo e distribuir a mesma percentagem pelos "Socceroos" e as "Matildas".

A+ / A-

A Federação de Futebol da Austrália (FFA) anunciou, esta quarta-feira, que fechou, com a Associação de Futebolistas Profissionais da Austrália (PFA), um acordo (CBA) que permite acabar com as diferenças salariais entre as seleções feminina e masculina daquele país.

O acordo tem duração de quatro anos e contempla o agregar dos lucros das equipas nacionais num só fundo, de que cada equipa receberá 24%, em 2019/20. A cada ano do acordo, a percentagem subirá um ponto.

Além disso, desses 24% que cada seleção receberá, 5% serão reinvestidos nas seleções jovens da Austrália, "garantindo um nível mínimo de investimento nas gerações futuras dos 'Caltex Socceroos' e das 'Westfield Matildas'", explica a FFA, em comunicado no site oficial.

"Este novo acordo reflete a determinação do futebol em abordar o assunto da paridade de género em todas as facetas da modalidade e de construir um modelo financeiro que recompense os jogadores, à medida que os lucros das seleções nacionais crescem", pode ler-se.

A FFA criou, ainda, um escalonamento salarial para a seleção feminina, as "Matildas", dividido em três degraus, com o aumento da remuneração anual. As jogadores do primeiro escalão ganharão tanto como os melhores elementos da seleção masculina, os "Socceroos".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+