Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Fórmula 1. Verstappen sai à frente de Hamilton em Abu Dhabi

11 dez, 2021 - 15:17 • Redação com Lusa

O holandês da Red Bull conquistou a "pole position". Hamilton parte da segunda posição. Luta pelo Mundial de Pilotos é para decidir na última corrida do ano, em Abu Dhabi.

A+ / A-

O holandês Max Verstappen (Red Bull) conquistou a "pole position" para a 22.ª e última prova do Mundial de Fórmula 1, em Abu Dhabi, que vai decidir o título mundial de pilotos.

O piloto da Red Bull fez a sua melhor volta em 1.22,109 minutos, batendo o seu rival, o britânico Lewis Hamilton (Mercedes), por 0,371 segundos.

Na terceira posição, ficou o também britânico Lando Norris (McLaren), a 0,822 segundos.

Esta foi a 10.ª "pole position" da temporada para Max Verstappen, 13.ª da carreira, que chega a esta prova empatado com Lewis Hamilton, ambos com 369,5 pontos.

No entanto, o piloto holandês tem vantagem no confronto direto, por ter mais uma vitória do que o seu rival (nove contra oito)

A Red Bull mandou o mexicano Sérgio Perez sair à frente de Verstappen logo no início da Q3, a terceira e decisiva fase da qualificação, de forma a proporcionar ao companheiro de equipa um cone de aspiração.

A tática resultou, pois Verstappen garantiu, desde logo, o melhor tempo.

Hamilton, que tinha um pacote aerodinâmico que parece privilegiar a parte final do traçado de Yas Marina, ficou a mais de três décimos de segundo.

Na segunda e última tentativa, Sérgio Pérez já não serviu de "lebre", mas também não foi além da quarta posição da grelha, com o espanhol Carlos Sainz (Ferrari) atrás de si.

O finlandês Valtteri Bottas (Mercedes) foi o sexto mais rápido da sessão e vai ter mais dificuldades em ajudar o companheiro de equipa na luta pelo título com Verstappen. Durante a manhã, na terceira sessão de treinos livres, o mais rápido tinha sido Lewis Hamilton.

A última prova da temporada, que vai decidir, também, o título de construtores, disputa-se este domingo, a partir das 13h00, no circuito Yas Marina, em Abu Dahbi.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+