Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Liga das Nações

Portugal deve evitar duelos físicos e usar a criatividade para derrotar a Noruega

25 set, 2023 - 16:42 • Redação com Lusa

Francisco Neto pede à seleção portuguesa que mantenha o seu ADN, para vencer na segunda jornada da Liga das Nações.

A+ / A-

Portugal deve evitar os duelos físicos e usar a criatividade para vencer a Noruega, na terça-feira, na segunda jornada do grupo A2 da Liga das Nações, de acordo com o selecionador nacional, Francisco Neto.

Neto admite alterações no onze, face à derrota (2-0) com a França na jornada inaugural, porque diferentes adversárias dão "problemas diferentes". Em conferência de imprensa de antevisão do jogo, esta segunda-feira, o técnico explica, ainda, que, para contornar a fisicalidade das nórdicas, Portugal terá que "procurar ao máximo que não haja duelos no jogo, retirar a bola à Noruega e antecipar todas as situações".

"Este seria o cenário ideal, mas sabemos que não vai acontecer durante os 90 minutos e, quando houver os duelos, teremos que estar preparados para isso, com mais coberturas, mais gente em proximidade, mais antecipações e inteligência na leitura das situações", explica.

A criatividade pode também ser uma das chaves: "Entre duas equipas muito equilibradas e mais encaixadas, com menos espaços, queremos que a criatividade surja e damos essa liberdade às jogadoras."

"Temos de manter o nosso ADN"


Portugal perdeu com a Noruega (2-1) num jogo particular, em julho, de preparação para o Mundial 2023. O selecionador nacional acredita que é possível inverter o resultado de há pouco mais de dois meses:

"Sabemos do que somos capazes e só queremos que chegue a hora do jogo para mostrar a nossa identidade, essa é a nossa ambição e o que temos vindo a fazer. Confiamos muito nas jogadoras e no seu compromisso."

Francisco Neto reforça que, acima de tudo, quer ver Portugal "manter a identidade", independentemente do maior ou menor conhecimento da Noruega, que mudou de técnica após o Campeonato do Mundo.

"A única coisa que controlamos é a nossa forma de jogar, a forma de estar, como encaramos os jogos. Temos de manter o nosso ADN", vinca.

Preparadas para as diferenças


De qualquer forma, o selecionador interino da Noruega, Leif Gunnar Smerud, "já está na estrutura federativa há muitos anos, com trabalho nos sub-21". Neto e a sua equipa técnica analisaram "o historial do treinador e a sua liderança" e notaram "nitidamente" alterações nas dinâmicas da equipa, do Mundial para o jogo com a Áustria, que marcou a estreia do novo timoneiro e terminou empatado a um golo.

e nota-se nitidamente algumas alterações nas dinâmicas da equipa desde o Mundial para o jogo com a Áustria", disse.

O Portugal-Noruega, a contar para o grupo A2 da Ligadas Nações, está marcado para terça-feira, às 18h15, no Estádio Cidade de Barcelos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+