Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Estreia no Mundial. Seleção feminina promete “jogar à Portugal”

22 jul, 2023 - 16:01 • Ricardo Vieira

"Navegadoras" jogam este domingo. Portugal - Países Baixos começa às 8h30 da manhã e terá acompanhamento ao minuto no site da Renascença.

A+ / A-

A seleção feminina estreia-se domingo no Mundial de Futebol, que decorre na Nova Zelândia e na Austrália. Uma “montanha muito difícil para escalar” e a promessa de “jogar à Portugal” foram algumas das ideias fortes da conferência de imprensa do selecionador Francisco Neto e da capitã Dolores Silva.

Em declarações aos jornalistas na Nova Zelândia, onde estão instaladas as “Navegadoras”, o selecionador Francisco Neto garantiu que, após alguns problemas físicos, pode contar com todas as jogadoras para o jogo de domingo, às 8h30 da manhã [hora de Lisboa], que terá acompanhamento ao minuto no site da Renascença.

Naquela que será a estreia de Portugal numa fase final de um Mundial de Futebol feminino, o técnico nacional admite que “temos uma montanha muito difícil para escalar”, mas a equipa está preparada para, mais do que participar, competir ao mais alto nível.

“Na fase de grupos, será a montanha mais difícil, tendo em consideração que temos no nosso grupo a campeã e a vice-campeã do mundo. O que fizemos foi dotar as nossas jogadoras das melhores cordas, das melhores ferramentas de montanhismo, para que se sintam confortáveis e fortes para conseguir escalar”, declarou.

Francisco Neto recorda que, em relação ao embate no último Europeu, os Países Baixos estão mais fortes “com bola e coletivamente”.

“Está montada numa estrutura tática diferente, tem um novo treinador, uma ideia de jogo diferente e está mais dominadora. É uma equipa que se sente muito confortável com bola e está mais forte na reação à perda.”

A seleção portuguesa também está mais “experiente e madura”, após um ano de “muita pressão” e de jogos competitivos que culminaram com o apuramento histórico para o Mundial, assinalou o selecionador.

“Amanhã [ domingo] será mais um desses jogos em que o nível vai subir muito e nós temos de acompanhar, subindo também.”

“Independentemente da estrutura tática que vamos utilizar, queremos acima de tudo manter a nossa dinâmica, os nossos princípios de jogo e a nossa identidade. Não queremos mudar isso, queremos jogar à Portugal”, enfatizou Francisco Neto.

Já a capitã Dolores Silva diz que a seleção está “muito motivada” para o Mundial.

“O que mais queremos é pegar na motivação, na grande vontade que temos de competir e na felicidade que sentimos por estarmos a representar Portugal e levar tudo isso para dentro de campo”, declarou a jogadora.

Dolores Silva garante que a equipa vai transportar para dentro de campo a “o coração e a alma portuguesa” e espero que os adeptos acordem cedo para apoiar a seleção.

“Espero que os portugueses despertem bem cedo para nos ver. Temos sentido uma envolvência muito grande. Espero que as pessoas se liguem ao máximo à nossa Seleção. Estamos a inspirar as gerações futuras de futebolistas e a representar as gerações passadas. É um momento muito especial para o futebol português e somos privilegiadas por fazer parte dele”, declarou a capitã.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+