Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Euro 2024

Seleção nacional. Toti Gomes volta a ficar de fora frente à Bósnia

16 out, 2023 - 10:29 • Redação

Defesa do Wolverhampton já tinha ficado fora frente à Eslováquia e volta a ser o nome riscado por Roberto Martínez.

A+ / A-

O defesa Toti Gomes voltou a ser o nome riscado por Roberto Martínez para a convocatória da seleção nacional para o jogo frente à Bósnia-Herzegovina.

Portugal já se apurou para o Euro 2024 e pode confirmar o primeiro lugar do grupo em Zenica esta noite, frente à Bósnia. Roberto Martínez tinha de riscar um nome e volta a ser o de Toti Gomes, tal como já tinha acontecido frente à Eslováquia, na sexta-feira.

Toti Gomes, de 24 anos, pode jogar a central e a lateral-esquerdo. Alinha no Wolverhampton e tem sido convocado por Roberto Martínez. No entanto, ainda não se estreou pela seleção nacional.

Em junho, Roberto Martínez deixou rasgados elogios ao jogador: "Para jogar com três centrais, precisamos do perfil do Gonçalo Inácio e do Diogo Leite, mas também precisamos do do Toti, que é diferente. E gostei muito de trabalhar com ele. Tem mais potencial do que eu achava quando vi os jogos dele pelo Wolverhampton."

Perante um adversário que ainda procura a sua primeira presença num Campeonato da Europa, a seleção lusa joga em Zenica, a 70 quilómetros de Sarajevo, após o triunfo de sexta-feira por 3-2 sobre a Eslováquia, no Porto, que assegurou a nona presença lusa na fase final dessa prova, e oitava consecutiva.

Após um jogo intenso no Dragão, com muita chuva à mistura, Portugal volta a ter teste bem difícil no "velhinho" Estádio Bilino Polje, um recinto que causou muitas dificuldades para o lado luso nas duas vezes que lá foi parar, primeiro em 2009 (vitória por 1-0 no "play-off" para o Mundial 2010) e depois em 2011 (0-0 no "play-off" para o Euro 2012), sempre com um ambiente bem hostil vindo das bancadas.

Em caso de triunfo, o selecionador Roberto Martínez alcança um registo inédito de oito vitórias seguidas em jogos oficiais da seleção nacional, superando o recorde de sete de Fernando Santos, obtido no caminho para o Euro 2016.

Após sete rondas, a equipa lusa segue totalmente vitoriosa e lidera o Grupo J com 21 pontos, mais oito do que a Eslováquia, segunda classificada. O Luxemburgo é terceiro, com 11, seguido de Bósnia, com nove, e Islândia, com sete. O Liechtenstein continua sem pontos.

Os dois primeiros lugares do agrupamento dão acesso direto à fase final do Euro 2024, que vai decorrer na Alemanha.

O Bósnia-Portugal, da oitava jornada do Grupo J, está agendado para as 19h45, terá arbitragem do turco Halil Umut Meler, relato e acompanhamento, ao minuto, em rr.pt.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+