Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Francisco Neto

Profissionalismo? Estamos a avançar, mas “não é só injetar dinheiro”

22 mai, 2023 - 13:48 • Redação

O selecionador confirma que estão a ser dados passos concretos para o profissionalismo no futebol feminino, mas há outras preocupações, como o pós carreira.

A+ / A-
Francisco Neto. "Não há outro pensamento que não seja passar a fase de grupos"
Francisco Neto. "Não há outro pensamento que não seja passar a fase de grupos"

O selecionador Francisco Neto gostaria que o profissionalismo no futebol feminino “avançasse mais rapidamente”, mas também reconhece “que as coisas têm de ser feitas no contexto certo, porque isto não é só injetar dinheiro”.

“Tem de haver uma estrutura por trás. O profissionalismo não vai só pelo contrato. Esse crescimento está a ser feito, está a ser pensado. Cada vez mais temos jogadoras nessas condições [de profissionalismo], mas também é nossa obrigação preparar jogadoras para serem profissionais e para outro tipo de situações”, referiu.

Por exemplo, “queremos que todas as nossas jogadoras tenham uma carreira sustentável no términus da sua carreira e isso é essencial: dar-lhes condições de profissionalização, mas também dar lhes condições para continuar no pós-carreira”.

Presente na Conferência Bola Branca sobreTalento, Ética e Igualdade no Desporto”, Francisco Neto lembra que “há nove anos a ideia de poder ser profissional no futebol era exclusivamente no estrangeiro. Felizmente agora temos essa possibilidade em Portugal”.

A liga lusa tem neste momento quatro equipas profissionais: Benfica, Sporting, Sp. Braga e Famalicão.

A equipa das quinas conseguiu um inédito apuramento para o Mundial, que vai realizar-se na Austrália e na Nova Zelândia, já depois de dois apuramentos para Europeus.

Francisco Neto diz que este apuramento “é um tributo a todas aquelas gerações que tinham muita qualidade, mas não tinham as mesmas condições que esta geração tem”. “Esta geração está a semear para as gerações futuras”, acrescentou o selecionador.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+