Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Leonel Pontes

"Se fosse Roberto Martínez, escolheria Ronaldo e mais 10"

21 mar, 2023 - 09:20 • Sílvio Vieira

Leonel Pontes entende que o novo selecionador nacional vai enquadrar Ronaldo, tendo em conta a realidade que o avançado está a viver na Arábia Saudita.

A+ / A-

Leonel Pontes nem hesita na hora de avaliar as condições que Cristiano Ronaldo tem para continuar como titular da seleção nacional: "se estivesse no papel do selecionador, seria Ronaldo e mais 10".

O antigo treinador e tutor de Cristiano, que trabalhou com ele no Sporting e na seleção, mantém relação próxima com Ronaldo e sustenta que "ele, neste momento, precisa mesmo de ser opção".

"Acho que Portugal não lhe pode virar as costas. Ele já deu tanto a Portugal e ele tem mesmo de ser opção. O nosso selecionador tem de ser muito inteligente na forma como o vai gerir no dia dia e na competição que aí vem", aconselha, tendo em vista os jogos de estreia de Roberto Martínez, com Liechtenstein e Luxemburgo, na primeira aparição da seleção nacional, após o Mundial 2022.

O sucessor de Fernando Santos não fez alterações de fundo nos convocados e a opção de manter Ronaldo "era previsível".

"Qualquer selecionador inteligente percebe que Ronaldo é fundamental nesta seleção. Aliás, também foi público que Roberto Martínez deslocou-se à Arábia para falar com o Cristiano. Portanto, à partida seria uma convocatória previsível, mas a forma como selecionador falou da importância do jogador, daquilo que ele representa para a seleção, daquilo que representa para os mais jovens e do impacto que pode ter na equipa foi revelador daquilo que é a intenção de dar continuidade ao jogador que é a imagem da seleção nacional", comenta o técnico madeirense.

Leonel Pontes tem acompanhado o percurso de Ronaldo no Al Nassr, na Arábia Saudita, e entende que ele já está integrado, mas poderia estar a ter um rendimento superior, caso estivesse melhor acompanhado.

"Não é uma equipa que esteja com qualidade coletiva para lhe colocar bolas para ele poder finalizar. Esse é um trabalho que tem de ser feito, porque ele não joga sozinho. Já não é um jogador que dribla três, quatro jogadores em velocidade para fazer golo. É um jogador diferente e a equipa tem de trabalhar nesse sentido, porque dentro da área ele é dos melhores do mundo", argumenta.

O avançado, de 38 anos, rompeu com o Manchester United e após o Mundial do Qatar assinou pelo clube saudita, onde tem nove golos, em 10 jogos.

O Al Nassr, no entanto, pode não ser o capítulo final de Ronaldo. Leonel Pontes considera que "se ele continuar a fazer golos, pode ainda ter a possibilidade de jogar num liga mais competitiva na Europa".

"Era uma surpresa boa vê-lo fazer umas temporadas num campeonato à sua dimensão, mas no futebol o futuro é imprevisível", conclui o treinador português, em declarações à margem do Fórum de Treinadores, organizados pela Associação Nacional de Treinadores de Futebol, em Viana do Castelo.

Leonel Pontes, antigo adjunto do Sporting e da seleção, onde trabalhou com Ronaldo, iniciou a época no Sporting da Covilhã. Está sem clube neste momento, mas a avaliar possibilidades para prosseguir a carreira em Portugal ou no estrangeiro.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+