Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Jorge Teixeira

"Roberto Martínez não conseguiu convencer adeptos belgas"

10 jan, 2023 - 12:45 • José Barata

Jorge Teixeira, defesa português que joga na Bélgica, ficou surpreendido com a escolha da Federação Portuguesa de Futebol.

A+ / A-

Jorge Teixeira, defesa português que tem oito épocas de experiência no futebol belga e joga atualmente no Sint-Truiden, ficou surpreendido com a escolha de Roberto Martínez para o cargo de selecionador de Portugal.

O argumento é simples: se não convenceu os belgas, como vai convencer os portugueses? "Para mim foi uma surpresa, porque Portugal tem bons treinadores. Aqui na Bélgica também foi um pouco surpreendente, porque ele fez um bom trabalho no Mundial 2018 [na Rússia], mas com os jogadores que ele teve, as pessoas não ficaram muito contentes com o trabalho dele e, por isso, foi uma surpresa ele assinar por Portugal", admite, em entrevista à Renascença.

Jorge Teixeira destaca o 3.º lugar obtido no Mundial da Rússia como o grande resultado de Roberto Martínez e aposta nos jovens como o mérito do novo selecionador português. No entanto, estes dois pontos positivos não são suficientes para que a passagem pela Bélgica seja considerada um sucesso.

"Começou bem no Mundial 2018, mas com o passar dos anos alguns dos jogadores começaram a perder a forma física, e isso resultou numa má prestação da Bélgica no Mundial do Qatar. É um treinador que aposta nos jovens, aqui na Bélgica começou a introduzir jogadores jovens na seleção, mas a má forma de alguns jogadores mais experientes não ajudou à sua integração. Mas os adeptos não ficaram contentes com ele, porque tinha muita qualidade na seleção, mas não conseguiu aproveitar", afirma.

Nesse sentido, o central do Sint-Truiden "preferia ter um treinador português na seleção, mas foi a escolha, e agora há que apoiar o Roberto Martínez"

Na seleção belga, o espanhol apostou num esquema com três centrais. Na equipa das quinas, Jorge Teixeira acredita que numa fase inicial vai jogar com uma linha defensiva de quatro jogadores, mas é provável, que mais tarde, opte pelos três centrais.

"Na Bélgica sempre utilizou uma defesa com três centrais, mas o futebol agora está diferente, mais moderno, e o treinador tem que se adaptar às características dos jogadores que tem aos seu dispor. Acredito que ele na seleção portuguesa vai começar a jogar com quatro defesas, mas que no futuro irá alterar para três, que é a sua tática preferida", conclui.

Roberto Martínez é o sucessor de Fernando Santos na seleção nacional. O técnico espanhol assinou contrato até 2026.

Jorge Teixeira, central formado no Sporting, joga, aos 36 anos, no Sint-Truiden da liga belga. Está no clubes desde 2017. Esta é a sua segunda passagem pelo futebol belga, depois de ter representado o Standard Liège. Depois de jogar por Casa Pia, Odivelas e Fátima, Teixeira emigrou em 2008 para o Chipre e não mais voltou ao futebol português.

Na ilha mediterrânica passou por Atormitos e AEP. Jogou nos israelitas do Maccabi Haifa e nos suíços do Zurique. Teve experiência em Itália, no Siena, e ainda em Inglaterra, no Charlton.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+