Tempo
|
A+ / A-

Mundial 2022

Fernando Santos: "Se o Rafa me ligar para conversar, pergunto a que horas e onde"

04 nov, 2022 - 22:20 • Redação

Selecionador garante que "as portas nunca estiveram fechadas" para qualquer jogador e explica que idade de António Silva não é impedimento para possível convocatória.

A+ / A-

O selecionador nacional Fernando Santos garante que a porta da seleção nacional está aberta para Rafa Silva, que se retirou das escolhas do selecionador.

Em entrevista à "Sport TV", o treinador garante que sempre contou com Rafa Silva, que "chama desde 2016", e que não tem qualquer problema com o avançado que vive um grande momento de forma no Benfica.

"Sempre disse que a seleção está aberta para todos os jogadores. Quando cheguei, havia o caso do Tiago e do Ricardo Carvalho, que voltaram. Se me disserem que o Rafa gostaria de falar comigo, perguntaria a que horas e onde. É um jogador que vem comigo desde 2016, sempre foi selecionador", disse.

Fernando Santos não se mostra surpreendido pelo momento de forma do avançado e diz que sempre viu essa capacidade.

"É como jogou sempre, a melhor resposta que posso dar é que o chamei sempre desde 2016. Se jogava, ou não, depende do que todos me mostram em campo. Esteve no Euro 2021, na convocatória seguinte também. Em outubro e novembro não veio porque estava lesionado. As portas nunca estiveram fechadas", termina.

Convocatória "com menos dúvidas"

A poucos dias da convocatória para o Mundial, que acontecesse na próxima quinta-feira, Fernando Santos assume que já tem menos dúvidas.

"São mais as certezas do que as dúvidas, não seria natural que a poucos dias tivesse assim tantas dúvidas. Nos últimos dois meses temos tido ocorrências, como lesões. Ainda faltam três jogos até entrarmos no estágio da equipa, dois até ao dia da convocatória. Tivemos duas lesões impeditivas, a do Diogo Jota e o Pedro Neto, fariam parte dos 55 pré-convocados", disse.

António Silva tem-se afirmado no centro da defesa do Benfica e é apontado como possível escolhido. Fernando Santos diz que os seus 18 anos não são impeditivos de ser convocado.

"O Renato Sanches tinha 18 anos no Euro 2016, não foi o bilhete de identidade que contou, seguramente", garante.

Ainda assim, o selecionador assume que há três centrais mais perto da convocatória, referindo-se a Pepe, Rúben Dias e Danilo. "O que está definido é que teremos quatro centrais, três que estarão mais perto, e outra vaga. Quem vem é por mérito, ninguém ver porque é do clube A ou B, do empresário A ou B, muito mau seria isso. Não tem nada a ver com empresários, nunca tive sequer empresário", termina.

Portugal arranca a presença no Mundial do Qatar no dia 24 de novembro. Na fase de grupos, enfrente o Gana, Uruguai e Coreia do Sul. Antes, disputará ainda um jogo de preparação frente à Nigéria, a 17 de novembro.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+