Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

David Carmo e Ricardo Horta chamados à seleção nacional

20 mai, 2022 - 12:29 • Sílvio Vieira

Fernando Santos estreia o central do Braga em chamadas à seleção principal. Horta já tem uma internacionalização, mas é a primeira vez que entra nas escolhas do atual selecionador.

A+ / A-

David Carmo e Ricardo Horta são as grandes novidades na convocatória de Fernando Santos para os próximos jogos da seleção nacional, em junho, a contar para a Liga das Nações.

Os dois jogadores do Sporting de Braga têm oportunidade de se mostrarem ao selecionador nacional, porque, como justifica Fernando Santos, "por muitas observações que faça, é importante ter contacto com os jogadores".

Carmo estreia-se em convocatórias da seleção principal; Ricardo Horta, que se tornou o melhor marcador da história do Sporting de Braga, tem uma internacionalização, mas foi ainda com Paulo Bento, nunca tinha sido chamado pelo atual selecionador.

"O Ricardo [Horta] sempre fez parte de um lote de jogadores que estavam a ser observados. A seleção é um espaço aberto, há sempre um lote de 50/60 jogadores em observação. Não aconteceu noutra altura, aconteceu agora, com a mesma naturalidade que aconteceu com outros jogadores que chegaram à seleção, depois de me questionarem porque é que não vinham", comenta o treinador, sem mais detalhes.

A propósito da chamada de David Carmo, que chega para reforço da defesa com Domingos Duarte, nos lugares de Tiago Djaló e Gonçalo Inácio, o treinador esclarece que não tem a ver com insatisfação com o trabalho de Djaló e Inácio. Os dois vão estar a competir nos sub-21 e, por esse motivo, aproveitou para chamar Carmo e Duarte.

Fernando Santos chamou 26 jogadores para os quatro jogos de junho e prevê utilizar grande parte dos atletas: "São quatro jogos, no fim da época, e será difícil para os jogadores e os treinadores. Vai obrigar a uma rotação clara durante esses jogos, porque são quatro jogos em 10 dias. Vai obrigar a gestão muito grande dos jogadores, daí o leque ser mais alargado".

Além de Carmo, Ricardo Horta e Domingos Duarte, Fernando Santos, em relação à convocatória original para os jogos do "play-off" de acesso ao Mundial 2022, apresenta como novidades: José Sá, Vitinha e Gonçalo Guedes. Saem da lista original Anthony Lopes, Cédric, José Fonte e João Félix.

Lista de convocados

Guarda-redes: Diogo Costa, José Sá, Rui Patrício;

Defesas: Dalot, Cancelo, Danilo, David Carmo, Domingos Duarte, Pepe, Nuno Mendes e Raphael Guerreiro;

Médios: Moutinho, Palhinha, Rúben Neves, Bernardo Silva, Bruno Fernandes, Matheus Nunes, Vitinha, William Carvalho e Otávio;

Avançados: Gonçalo Guedes, Rafael Leão, Ricardo Horta, André Silva, Diogo Jota e Cristiano Ronaldo.

Portugal enfrenta a Espanha, em Sevilha, dia 2 de junho; recebe, em Alvalade, a Suíça, dia 5 de junho, e a República Checa, dia 9; e finaliza esta primeira ronda de jogos da competição no dia 12, em Genebra, de novo, frente à Suíça.

Os últimos dois jogos da fase de grupos da Liga das Nações estão agendados para setembro.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+