Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Sheu Han

Benfica vive fase desfavorável e precisa de se tranquilizar

27 jan, 2022 - 12:45 • Luís Aresta

Shéu Han, ex-coordenador técnico do Benfica, não acredita que os jogadores entrem na final da Taça da Liga, com o Sporting, condicionados pela má época na Liga. O importante é ganhar.

A+ / A-

Shéu Han, antigo jogador do Benfica, rejeita comparações entre o atual momento anímico da equipa liderada por Nélson Veríssimo com o de há poucas semanas, com Jorge Jesus como treinador. Contudo, admite que os encarnados precisam de encontrar alguma tranquilidade.

“Não gosto nem estou a fazer comparações, nem pensar nisso. Olho para o momento”, começa por sublinhar, em entrevista a Bola Branca.

O antigo coordenador técnico do futebol profissional do Benfica admite, porém, que “o panorama que existe no Benfica não é favorável e a preocupação é dar alguma tranquilidade” à equipa.

“Nesse aspeto, julgo que sim”, declara, quando questionado se observa alguns ganhos com a chegada de Nélson Veríssimo ao comando técnico.

Shéu Han dmite que uma vitória no dérbi da final da Taça da Liga pode ser uma ajuda importante no atual momento do Benfica, um clube habituado a ganhar. É imperioso somar vitórias, enfatiza, para que os jogadores se sintam tranquilos, independentemente de quem assume o comando técnico.

“Com Veríssimo ou com outro treinador, o que importa é que o Benfica ganhe. Sinto que há uma certa preocupação em dar à equipa essa tranquilidade que é necessária para se poder trabalhar”, vinca.

Uma vitória sobre o Sporting “ajuda sempre, em qualquer circunstância”.

Expectativas para a final de sábado não condicionam


Nélson Veríssimo, no Benfica, e Ruben Amorim, no Sporting, espreitam o dérbi do título na Allianz Cup como uma oportunidade para virar a página, mas Shéu Han não acredita que tais expectativas possam condicionar a final marcada para sábado, em Leiria.

“É mais um dérbi onde se encontram estes dois colossos. Não há outros indicadores que possam influenciar” considera o antigo coordenador técnico do futebol encarnado, nesta entrevista a Bola Branca.

“A única coisa que pode influencia é estarem preparados para vencer o jogo, independentemente do que se possa extrapolar. Na essência, o principal está em ganhar o jogo”, complementa.

Confrontado pela Renascença com as declarações do treinador do Sporting, que após ter afastado o Santa Clara na meia-final (2-1), disse encarar a final com o Benfica como uma oportunidade para que tudo volte ao normal, Shéu Han considera tratar-se de “uma apreciação que é respeitável".

No entanto, sublinha, "não deixa de ser um jogo em que as duas equipas têm de demonstrar capacidade para ganhar".

"O resto são coisas que dizemos à margem. Aquilo que sinto sentia quando praticava é que é chegar a um jogo e ganhá-lo, independentemente do que o possa envolver”, sublinha.

Segunda vez que os rivais se defrontam na final


Benfica e Sporting já se defrontaram esta época para a I Liga, na Luz. Os leões venceram por 1-3. Na Taça da Liga, esta é a segunda vez que as duas equipas se encontram para decidir a atribuição do título.

Shéu Han foi coordenador técnico do futebol profissional do Benfica entre 1989 e 2018. Iniciou funções no ano em que Eriksson chegou ao Benfica e saiu na última época de Rui Vitória. A longa caminhada do luso-moçambicano na estrutura técnica do Benfica incluiu a primeira passagem de Jorge Jesus pela Luz

A final da Allianz Cup, entre Benfica e Sporting, está marcada para sábado, às 19h45, no Estádio Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria. Terá relato em direto na Renascença e acompanhamento ao minuto em rr.sapo.pt.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+