Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Benfica anuncia eleições com voto físico e campanha nas plataformas de comunicação

24 set, 2021 - 13:33 • Redação, com Lusa

Regulamento eleitoral para a votação de 9 de outubro foi divulgado. Estão previstas entrevistas e um debate entre candidatos na televisão do clube.

A+ / A-

O Benfica confirmou esta sexta-feira que as eleições dos órgãos sociais, em 9 de outubro, serão efetuadas através do voto físico em urna, em Portugal Continental, e que haverá campanha das listas candidatas nas plataformas de comunicação do clube, nomeadamente na BTV.

Num comunicado publicado no seu site oficial, o clube da Luz divulgou o novo regulamento eleitoral, aprovado pela atual direção, liderada por Rui Costa, e em consenso com a Mesa da Assembleia Geral, depois de um "processo de diálogo" que decorreu com o Movimento Servir o Benfica, com o objetivo que exista "a máxima transparência" em todo o processo.

"Destacam-se a adoção do voto físico em urna em Portugal Continental, a utilização das plataformas de comunicação do clube por parte das candidaturas formalmente validadas, bem como acesso à consulta dos cadernos eleitorais por parte dos delegados das listas às eleições", lê-se no comunicado dos encarnados.


As mesas de voto irão funcionar das 8h00 às 22h00, de Portugal Continental, em vários pontos do país, além do Estádio da Luz, em Lisboa, e poderão exercer o seu direito os sócios que têm as quotas em dias, pagas até às 18h00 de 8 de outubro, dia anterior ao escrutínio.

"O exercício do direito de voto é presencial em Portugal Continental e à distância nos arquipélagos dos Açores e da Madeira e no estrangeiro", acrescenta.

Entrevistas e debate na televisão do clube

O Benfica adianta que “as candidaturas têm à sua disposição os órgãos de comunicação social” do clube, “em igualdade de circunstâncias”. Devem ser utilizados “no estrito respeito pela ética e pela civilidade, em períodos reservados para o efeito e por tempos e condições precisamente idênticas”.

Está prevista a emissão de tempos de antena na BTV para as candidaturas que se apresentem a sufrágio, entrevistas individuais e um debate entre os candidatos à presidência da direção.

“Caso algum candidato recuse participar, o debate far-se-á com os restantes”, explica o comunicado.

Cada candidatura também terá um espaço no jornal O Benfica, nas edições dos dias 1 e 8 de outubro, e o site do clube terá uma “área específica para a publicação do programa eleitoral de cada uma das listas candidatas”.

Será elaborada e publicada uma newsletter especial do Benfica, contendo os programas e as listas de todas as candidaturas.

Rui Costa, de 49 anos, confirmou esta semana que vai candidatar-se à presidência do Benfica, depois de em julho ter assumido a liderança do clube lisboeta após a demissão de Luís Filipe Vieira, que foi constituído arguido no âmbito da investigação 'cartão vermelho', por suspeita de vários crimes económico-financeiros.

Francisco Benítez, líder do movimento Servir o Benfica, foi o primeiro a anunciar a candidatura à presidência dos 'encarnados', depois de nas eleições anteriores ter desistido para apoiar João Noronha Lopes, derrotado por Luís Filipe Vieira e que já se afastou da corrida eleitoral.

Apesar dos anúncios públicos das candidaturas, nenhuma das listas está ainda formalizada.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+