Tonel, antigo central do FC Porto, aprova a saída de Diogo Leite para o Valência.

A transferência do central, de 21 anos, está muito perto de se concretizar, diz o "Superdeporte", por um valor próximo dos 20 milhões de euros pretendidos pela SAD portista (resta saber se 20 milhões em bruto ou se são 15 milhões iniciais mais cinco em objetivos). Em entrevista à Renascença, Tonel salienta que Diogo Leite "vai para um clube de 'top'".

“É positivo. Não é como FC Porto em Portugal, ou como o Real ou o Barcelona em Espanha, mas não deixa de ser um grande clube”, assinala Tonel, para quem Diogo Leite “teve dificuldade em afirmar-se no Porto, o que não seria fácil com Pepe, Marcano e Mbemba no plantel”.

Por isso, Tonel vê “com bons olhos” a possibilidade de Diogo Leite rumar ao Valência, “quer no plano financeiro, quer para a carreira do jogador”.

Diogo Leite é internacional português de sub-21. Em 2019, conquistou a Youth League e, nas últimas duas épocas, fez 24 jogos pela equipa principal do Porto. Esta época, fez 18 jogos, mas só foi titular em 11.

O Valência esteve, esta época, abaixo do fulgor de outras temporadas, tendo terminado a liga no nono lugar, fora da zona europeia. Apesar disso, Tonel destaca a “maior competitividade da Liga espanhola”, por comparação com o campeonato português, como um fator que joga a favor da eventual transferência de Diogo Leite para o Valência.

Tonel tira "Tecatito" do mercado


Para além de Diogo Leite, há outros jogadores do atual plantel campeão nacional no mercado. De todo o plantel do FC Porto, composto por um lote de jogadores, há um de que Tonel não abdicaria: Jesús Corona.

“O Porto é muito forte, com um plantel campeão, mas Corona esteve um pouco acima de qualquer um e não tenho dúvida nenhuma de que foi o grande desataque desta época”, frisa o antigo internacional português.

Tonel fez a formação no FC Porto e no Sporting de Espinho. Para além destes dois clubes, representou Académica, Sporting, Dínamo de Zagreb (com que foi três vezes campeão), Beira-Mar, Feirense e Belenenses.