João Henriques é o novo treinador do Marítimo, anunciou o clube, esta quinta-feira.

O técnico, de 49 anos, sucede a Vasco Seabra, cujo despedimento foi comunicado na segunda-feira, devido ao mau início de época, com cinco derrotas nas cinco primeiras jornadas do campeonato.

A equipa técnica de João Henriques é composta por Luís Morgado (adjunto), Alberto Carvalho (preparador físico) e Mauro Moderno (analista). O novo treinador insular será apresentado às 12h00.

João Henriques está, assim, de volta ao ativo, depois de ter deixado o Moreirense a meio da última época. Chegou a ser associado a Malmo e AIK, ambos da Suécia, mas no final continua em Portugal.

Foi o Paços de Ferreira que abriu a João Henriques a porta da I Liga, na reta final de 2017/18. O treinador não conseguiu assegurar a manutenção dos pacenses, mas impressionou e, na época seguinte, rumou ao Santa Clara, que o segurou no principal escalão. Depois de duas temporadas nos Açores, assumiu o comando técnico do Vitória de Guimarães, porém, não aguentou a época toda e, em 2021/22, teve nova curta experiência em Moreira de Cónegos. Agora, regressa às ilhas, onde já foi feliz.