A Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol apresentou queixa ao Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol contra o Benfica, Jorge Jesus, Otamendi e Grimaldo por críticas à atuação da equipa de arbitragem no clássico contra o FC Porto, de acordo com o jornal Record.

Jorge Jesus acusou na "flash interview" de Artur Soares Dias ter beneficiado o FC Porto: "O Pepe tinha de ter sido expulso. Não coloco em dúvida se era, ou não, penálti, mas tinha de dar o segundo amarelo ao Pepe e poupo-o nitidamente e depois não deixou que a equipa colocasse a bola em jogo. Nos pequenos detalhes que nós sentimos, coisas que não se veem, percebemos para que lado estava a balança".

Artur Soares Dias e a sua equipa de arbitragem recebeu nota positiva pelo videoárbitro Bola Branca. Na opinião de Paulo Pereira, Pepe deveria ter recebido o segundo cartão amarelo.

Otamendi e Grimaldo recorreram às redes sociais para criticar a arbitragem utilizando a expressão "vergonhoso". O Benfica diz que foi "impedido de ganhar" pela equipa de arbitragem na "newsletter" oficial do clube.