Silas: "Prestámos um bom serviço ao Sporting, mas encontrámos contexto com que não concordávamos"

07 jun, 2022 - 09:00 • Rui Viegas

Em entrevista a Bola Branca, o antigo treinador dos leões aborda a sua passagem por Alvalade. Famalicão e Belenenses SAD também na "mira".

A+ / A-

"Prestámos um bom serviço ao Sporting". A conclusão é de Jorge Silas, que passou por Alvalade em 2019/20 e acaba de assinar pelos cipriotas do AEL Limassol.

Em entrevista a Bola Branca, Silas, de 45 anos, é convidado a olhar para o seu passado. Em particular, no Sporting, onde entrou com muita ilusão que rapidamente se transformou em desilusão.

"Fomos para o Sporting com muita ilusão, mas encontrámos um contexto que não esperávamos e com o qual não concordávamos. Não posso estar num sítio sem estar com prazer. E nós é que decidimos ir embora", sublinha o técnico.

Apesar das dificuldades, Silas assegura, em jeito de balanço, que o trabalho desenvolvido foi bom.

"Não continuei porque havia coisas que achei que não estavam corretas", explica, sem concretizar. "Prestámos um bom serviço ao Sporting. Fomos a melhor equipa técnica desse ano. A equipa técnica do Rúben [Amorim] não fez melhor do que nós. Fez uma equipa nova e isso é determinante", acrescenta.

Depois de anteceder o treinador que devolveu o título nacional ao Sporting, Jorge Silas seguiu, na época 2020/21, para Famalicão. Contudo, não houve tempo para que o treinador veja esta passagem pelo Minho como algo que deva fazer parte do seu currículo.

"Não considero o Famalicão como um trabalho. Porque pura e simplesmente não tivemos tempo. Clube organizado? Tiveram quatro treinadores entre janeiro de 2021 e janeiro de 2022", sustenta.

Entre a falta de tempo no Minho e o projeto esvaziado no Jamor


De então para cá, Silas esperou por algo novo e que só encontrou no início da sua carreira no banco: o de começar um projeto desde a pré-temporada. E desses tempos, no Belenenses e Belenenses SAD, o lisboeta guarda uma memória "agridoce".

A queda do Belenenses SAD teve muito a ver com os problemas fora de campo, concorda Jorge Silas, questionado por Bola Branca, alinhando pela ideia de que estivemos perante um projeto esvaziado de Rui Pedro Soares.

Todavia, também recorda que, mantendo-se no Restelo - e antes da transição para o Jamor - a "equipa teria ido à Europa, pois era quinta classificada". Mas sem adeptos é mais difícil.

O "mea culpa" de alguém que se vê a voltar a um grande


Após um ano sem treinar, porque achou que "devia contar sempre com a sua equipa técnica completa", Jorge Silas está de volta ao comando de uma equipa, num clube onde atuou enquanto futebolista. E agora igualmente mais maduro.

"Cometi alguns erros na escolha de projetos. Hoje já não os cometeria, porque há coisas que não exigi e que hoje já exigiria", reconhece Silas.

O treinador vê-se com capacidade e qualidade para voltar a um grande de Portugal, embora admita, também, que "primeiro tem de mostrar essa qualidade". "Há que o assumir", finaliza.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+