Abel Xavier

Klopp não poupará, mas FC Porto "tem todas as condições para ganhar"

24 nov, 2021 - 07:40 • Rui Viegas com Redação

Abel Xavier, antigo defesa do Liverpool, acredita que jogadores portistas vão tirar vantagem de já terem jogador em Anfield. Independentemente do resultado, o FC Porto dependerá sempre de si para estar nos oitavos de final da Liga dos Campeões.

A+ / A-

Abel Xavier está convicto de que, apesar de já estar apurado para os oitavos de final, o Liverpool não vai poupar jogadores na receção ao FC Porto. Ainda assim, acredita que uma vitória dos dragões é possível.

O antigo jogador dos "reds" sustenta que o "prestígio" leva a que a instituição inglesa e o seu treinador mantenham o melhor 11 possível na penúltima jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões.

Em entrevista a Bola Branca, Xavier afirma, contudo, que "o FC Porto tem todas as condições para ser competitivo e poder ganhar, sabendo que o Liverpool não muda a sua abordagem nas competições nacionais e internacionais".

"Estando no topo da classificação da Champions, a melhor forma de manter a competitividade é continuar com a melhor equipa. Estamos a falar de jogos de enorme prestígio", completa o ex-jogador, para quem as ausências no emblema de Merseyside não farão mossa na equipa, apesar do número elevado de jogadores em dúvida ou já descartados para o jogo.

Klopp ainda não sabe se vai contar com Robertson, Henderson e Diogon Jota. Milner, Curtis Jones, Joe Gómez, Keita, Harvey Elliot e Firmino são outros nomes no boletim clínico da equipa inglesa.

Abel Xavier, no entanto, salvaguarda que o problema do Liverpool na época passada, aconteceu "quando perdeu centrais, trincos e o Salah, na frente. O que não acontece agora", explica.

Repetição de duelos é benéfica

O FC Porto é segundo do Grupo B, com mais um ponto do que o Atlético de Madrid. Abel Xavier sublinha que os azuis e brancos podem, de facto, sair de Anfield a sorrir. Para tal, muito contribuirá a questão física, mas não só. O facto de a equipa portista já ter jogado em Anfield nos últimos anos será uma vantagem para os dragões: "já sabem o que vão encontrar".

"[A questão física] Pode fazer a diferença, mas o que fará mesmo a diferença é o facto de as equipas já se conhecerem", defende o antigo lateral, que jogou na cidade dos Beatles, primeiro no Everton e a seguir no Liverpool, onde se destaca agora um outro português.

"O Sérgio [Conceição] irá ter em atenção a velocidade, a progressão com bola e os movimentos de rotura de Diogo Jota", conclui Abel Xavier, admitindo a possibilidade de o antigo avançado do FC Porto jogar esta noite.

O Liverpool-FC Porto está marcado para as 20h00, em Anfield. Encontro com relato em direto na Renascença e acompanhamento ao minuto em rr.sapo.pt.

Independentemente do resultado, os portistas continuarão a depender apenas de si para chegarem aos oitavos de final da Champions. Há, inclusivamente, um cenário que pode determinar o futuro do FC Porto na competição. Em caso de vitória sobre o Liverpool e de derrota do Atlético de Madrid com o Milan, a equipa de Sérgio Conceição garante, automaticamente, o apuramento para a próxima fase.

Abel Xavier é um dos seis jogadores portugueses que já representaram o Liverpool. Diogo Jota está no plantel atual dos "reds". Raul Meireles, João Carlos Teixeira, Tiago Ilori e Rafael Camacho também vestiram a camisola daquele que é um dos clubes mais prestigiados do mundo.

Abel Xavier esteve um ano em Anfield, entre 2002 e 2023. Fez 21 jogos e marcou dois golos. O antigo internacional português jogou ainda por Everton e Middlesbrough, em Inglaterra. Formado no Estrela da Amadora, foi campeão nacional pelo Benfica em 1994. Esteve duas épocas na Luz, antes de apostar numa carreira no estrangeiro.

Abel Xavier jogou com David Beckham nos Estados Unidos Foto: Mike Cassese/Reuters
Abel Xavier jogou com David Beckham nos Estados Unidos Foto: Mike Cassese/Reuters
Foi no Everton que Abel Xavier se estreou no futebol inglês Foto: Brandon Malone/Action Images/Reuters
Foi no Everton que Abel Xavier se estreou no futebol inglês Foto: Brandon Malone/Action Images/Reuters
Abel Xavier foi 20 vezes internacional pela seleção portuguesa Foto: Action Images/Sporting Picture/Reuters
Abel Xavier foi 20 vezes internacional pela seleção portuguesa Foto: Action Images/Sporting Picture/Reuters
Abel Xavier esteve quatro anos na seleção de Moçambique Foto: DR
Abel Xavier esteve quatro anos na seleção de Moçambique Foto: DR

Além da passagem por Inglaterra, jogou nos italianos do Bari e da Roma, nos espanhóis do Oviedo, nos holandeses do PSV, nos turcos do Galatasaray, nos alemães do Hannover e terminou a carreira no Estados Unidos, ao serviço dos LA Galaxy.

O antigo defesa, que completa 49 anos a 30 de novembro, abraçou a carreira de treinador. Olhanense, Farense, Desportivos das Aves e seleção de Moçambique marcam o seu currículo. Deixou a seleção africana em 2019 e está, neste momento, sem clube.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+