A+ / A-

Veterano da 2.ª Guerra bate recorde mundial de natação aos 99 anos

04 ago, 2022 - 20:11 • João Carlos Malta

Norte-americano detém 77 recordes mundiais individuais e outros 13 em provas de estafeta.

A+ / A-

Willard Lamb tem o nome na história por diversas razões, ele que foi paraquedista e integrou as tropas americanas durante a Segunda Grande Guerra Mundial. Agora, quase com 100 anos bate recordes nas piscinas.

Recentemente, na abertura do Campeonato Americano Masters de natação, em Richmond, no Estado da Virginia, foi o primeiro a inscrever o nome na lista de recordes mundiais dos 1500m livres na categoria 100-104 anos.

Willard tem 99 anos, mas como faz 100 anos ainda em 2022 o recorde já é registado na categoria de cima.

Segundo a FINA (Federação Internacional de Natação), o veterano estabeleceu o recorde com o tempo de 42min27s06.

No percurso para o recorde de 1500m, Lamb foi batendo recordes nos parciais de 200m, 400m e 800m livre.

O nadador, que tinha praticado esta modalidade na juventude, voltou a nadar de forma consistente aos 83 anos. Desde aí tem-se destacado em várias competições de masters, que se destinam a nadadores com mais de 25 anos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+