Título e quinto lugar. As contas que faltam na última jornada do campeonato

27 mai, 2023 - 08:00 • Inês Braga Sampaio

Benfica e FC Porto discutem o título de campeão nacional. Vitória e Arouca querem o acesso à 3.ª pré-eliminatória da Liga Conferência. Faça as contas com a Renascença.

A+ / A-

Há duas contas por fazer, adiadas para a 34.ª e última jornada do campeonato e que ficarão decididas este sábado, a partir das 18h00.

Benfica e FC Porto lutam pelo título de campeão nacional. Já Vitória de Guimarães e Arouca disputam o quinto lugar, que dá acesso à terceira pré-eliminatória da Liga Conferência (o sexto vai à ronda anterior). Isto numa ronda em que portistas e vitorianos se defrontam.

São estes os jogos dos quatro envolvidos: Benfica-Santa Clara, FC Porto-Vitória e Portimonense-Arouca, todos este sábado, às 18h00. Curiosamente, os dois candidatos ao título jogam em casa e os dois concorrentes ao "top-5" são visitantes.

Foquemo-nos, primeiro, nas contas do título


O Benfica chega à última jornada da I Liga na liderança, com 84 pontos, mais dois que o FC Porto, segundo classificado. Visto que os dois rivais se anulam no confronto direto (empates nos dois clássicos e dois golos marcados e dois sofridos para cada um), resta a diferença de golos em toda a competição.

Neste aspeto, o Benfica leva vantagem: marcou 79 golos e sofreu 20, o que dá um saldo positivo de 59 golos. O FC Porto marcou 70 golos e sofreu 22, pelo que também apresenta um saldo positivo, ainda que inferior: 48 golos.

Logo, o Benfica pode ser campeão com os três resultados:

A vitória é a conta mais simples: título automaticamente garantido, independentemente do resultado do Porto frente ao Vitória.

O Benfica também pode ser campeão com um empate frente ao Santa Clara, desde que: o Porto empate ou perca ou, se ganhar, não anule a larga diferença de golos (11), que neste momento é favorável aos encarnados.

A equipa de Roger Schmidt até pode festejar com uma derrota, se o Porto não bater o Vitória no Dragão.

Já o Porto tem de vencer e, mesmo assim, não depende só de si:

A equipa de Sérgio Conceição também precisa que o Benfica perca. No caso de o líder empatar, o Porto terá de vencer o Vitória por uma diferença de 11 golos.

Não há cenário em que o Benfica vença e o Porto seja campeão.

E se Porto e Benfica continuarem empatados?


O próximo critério de desempate é o número de vitórias em toda a competição. O Benfica tem 27 e o Porto 26, logo, se os dragões chegarem ao empate em pontos e em diferença de golos, este critério também não servirá de nada.

O que vem a seguir é o número de golos marcados em todo o campeonato e é aqui que as contas ficam verdadeiramente recambolescas.

O Benfica leva vantagem, com 79 golos (e 20 sofridos), contra 70 do Porto (22), no entanto, para chegar a este critério de desempate, a equipa de Sérgio Conceição teria também de igualar a diferença de golos dos encarnados.

Ou seja, o mínimo que um eventual empate na diferença e no número de golos exige é que o Porto derrote o Vitória de Guimarães por 11-0 e o Benfica empate com o Santa Clara por 2-2 (deixaria ambas as equipas com 81 golos marcados, 22 sofridos e uma diferença positiva de 58 golos). Também servem, por exemplo, um 12-1 e um 3-3, ou um 13-2 e um 4-4.

Caso se verifique uma conjugação de resultados assim, terá de se realizar um jogo em campo neutro a designar pela Liga de Clubes. Se esse jogo chegar ao fim dos 90 minutos empatado, haverá prolongamento de duas partes de 15 minutos, cada, e, depois, caso necessário, desempate por grandes penalidades.

Cenários do Benfica campeão:

Cenários do FC Porto campeão:

Agora, as contas do quinto lugar


Vitória de Guimarães, quinto classificado, com 53 pontos, e Arouca, sexto, com 51 (a dois pontos), estão numa posição semelhante aos dois da frente.

As duas equipas anulam-se no confronto direto - uma vitória por 3-0 para cada -, pelo que dependem da diferença de golos para decidir quem arrecada o quinto lugar do campeonato e consequente qualificação para a terceira pré-eliminatória da Liga Conferência.

Aqui é que o tema se complica: o Vitória tem 34 golos marcados e 36 sofridos, logo, uma diferença negativa de dois golos; o Arouca marcou 34 golos e sofreu 37, o que redonda numa diferença de golos também negativa, de três. Ou seja, os vimaranenses têm vantagem de apenas um golo.

O Vitória pode garantir o quinto lugar com os três resultados:

Uma vitória no Dragão resolve a questão a favor do Vitória, independentemente do resultado do Arouca em Portimão.

O empate também serve à equipa de Moreno, desde que: o Arouca empate ou perca ou, se ganhar, não anule a diferença de golos, que, neste momento, é favorável ao Vitória, mas é de apenas um.

O Vitória pode, inclusive, garantir um lugar no "top-5" com uma derrota, se o Arouca não bater o Portimonense.

Arouca obrigado a vencer, mas não depende apenas de si:

A equipa de Armando Evangelista também precisa que o Vitória perca. No caso de os vimaraneses empatarem, o Arouca terá de vencer em Portimão por uma diferença de dois golos.

Um empate do Vitória no Dragão e um triunfo do Arouca pela margem mínima desencadeiam o critério do número de vitórias. Aí, a equipa de Guimarães vence, dado que tem 16 vitórias, contra 14 do adversário direto.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+