26 set, 2022 - 09:30 • José Barata
14 de junho de 2022 é a data da fundação do Villa Athletic Club, um clube sediado em Ponte de Sor que vai jogar no campeonato distrital de Portalegre e que tem caras conhecidas na direção e equipa técnica.
O projeto começou numa conversa de amigos que gostam de futebol e que decidiram criar um clube. Fábio Lopes, conhecido como "Conguito", é radialista na Mega Hits, rádio do Grupo Renascença, e o presidente da direção. Em Bola Branca, explica o porquê da escolha em fixar o clube no Alentejo.
"Queremos estar no Alentejo porque nós queremos descentralizar o futebol e queremos mostrar que uma pessoa que nasça no Alentejo ou que nasça numa região mais despovoada do país, não tem de migrar para outra zona para continuar a perseguir os seus sonhos. Essa é ideia principal de fazer nascer o Villa", revela.
Fábio Lopes quer a geração mais jovem se reveja no clube: "Vamos trabalhar o clube na comunicação e transformá-lo no clube que representa esta geração", deseja.
Por agora, o clube só vai ter equipa de seniores que treina na Grande Lisboa e que irá fazer os seus jogos no Distrito de Portalegre.
O treinador escolhido é Meyong, antigo jogador que passou em vários clubes da I Liga e que começou a carreira de treinador no Vitória de Setúbal. Meyong revela como surgiu o convite e como decidiu aceitar a ideia.
"Foi através de um amigo, que conhece um amigo de um amigo. O projeto chegou até mim, foi-me explicado e achei que tinha pernas para andar. Decidi aceitar e estamos a tentar construir uma equipa para subir no próximo ano ao Campeonato de Portugal", assume.
No entanto, Meyong assume que construir uma equipa num clube novo não é fácil.
"Foi muito difícil contratar jogadores, porque quando os convidas eles não conseguem obter referências e pesquisar por ser um clube novo. Ficam com algumas dúvidas, porque precisam de confiar na nossa palavra"; afirma.
Para Daniel Pina, o presidente da Associação de Futebol de Portalegre, a chegada do Villa é bem vinda para a Associação que dirige.
"Todos os clubes são bem-vindos à Associação de Futebol de Portalegre, sejam eles clubes novos ou clubes que são reativados. Vemos sempre com bons olhos termos mais clubes, mais equipas e mais atletas, porque para nós o mais importante é isso. E o Villa é um clube que se filiou porque tinha todos os requisitos para se filiar, e aceitamos o Villa de braços abertos", afirma.
O Villa Athletic Club prepara a estreia no Campeonato Distrital de Portalegre, o que acontecerá em casa a 9 de outubro, tendo como primeiro adversário os Gavionenses.