Tiago Almeida está pronto para ser um dos veteranos do Tondela aos 20 anos

28 jul, 2022 - 17:10 • Inês Braga Sampaio

O defesa garante, em entrevista à Renascença, que tomou uma boa decisão ao ficar no Tondela, apesar da descida de divisão. Numa equipa que não pode contratar e com vários jovens da formação, Tiago Almeida sabe que terá de dar um passo em frente. Do regresso à I Liga é "muito cedo" para falar. O sonho, um dia, é subir a grandes palcos.

A+ / A-

Aos 20 anos, Tiago Almeida tem de se fazer veterano. É esse o papel que o espera e que o lateral-direito está pronto a assumir, num Tondela que não pode contratar e, portanto, tem de se municiar de vários jovens da formação para completar o plantel e competir na II Liga.

Descida de divisão, castigo da FIFA que proíbe a contratação de jogadores, e um primeiro jogo oficial logo frente ao campeão nacional, o FC Porto, na disputa da Supertaça, primeiro troféu da época.

A primeira época do Tondela na II Liga, depois de sete no principal escalão, começa de forma atribulada e terão de ser os veteranos a dar um passo em frente para segurar o barco. Um deles é o lateral-direito Tiago Almeida, que, apesar da tenra idade, já tem três épocas de equipa principal.

Em entrevista à Renascença, o defesa assume que, no final da época passada, logo após o choque da descida de divisão, "não tinha pensado bem" no futuro. Agora, sabe que "foi uma boa opção" ficar no Tondela, onde é chamado a assumir um papel de maior responsabilidade.

"O meu foco está completamente aqui. Quero ajudar o clube. Cada vez mais me tenho vindo a afirmar na equipa, tem sido uma boa evolução a todos os níveis e, este ano, é certo que vou ter de assumir outro papel em termos de responsabilidade. A minha vontade e o meu querer vão ser os mesmos: ajudar a equipa jogo a jogo para lutar pelos três pontos", vinca.

Potencial jovem e a mais-valia Tozé Marreco


A época "começou atribulada", reconhece Tiago Almeida. O lateral vê, no entanto, a equipa a "assentar cada vez mais e a ligar-se às ideias do treinador", mesmo com "muita malta que subiu da formação".

"Todos eles estão a integrar bem a equipa, estão a ajudar-nos. Estamos todos a remar para o mesmo lado. Todos eles têm muita qualidade, se estão aqui é por isso mesmo. Às vezes, a adaptação do futebol de formação para o futebol sénior não é a mais fácil, mas eles têm todos vindo a crescer muito rápido e podem ser todos uma mais-valia. É certo que temos tido dificuldades, mas a equipa está sólida e cada vez mais a conseguir criar um bom ambiente e um bom balneário", afiança.

O treinador para atacar a primeira época na II Liga é Tozé Marreco, de 35 anos, que enquanto jogador foi uma referência do Tondela.

Tiago Almeida admite que a experiência do antigo avançado e o facto de ter sido estrela no Tondela ajudam e podem ser uma mais-valia: "Pode ajudar os jogadores a ficar mais motivados e a querer dar tudo em todos os jogos. A equipa está com ele, estamos todos focados no mesmo."

Quando uma equipa desce, o objetivo é voltar a subir de imediato, também para não perder o fio à meada da I Liga. Contudo, perante as dificuldades, Tiago Almeida não promete objetivos antes de tempo.

"Quando começar o campeonato, o foco tem de ser jogo a jogo. Podemos prometer um Tondela a lutar em todos os jogos para ganhar. Não sabemos o que pode acontecer, é um campeonato bastante competitivo, com muitos jogos imprevisíveis, mas a nossa garantia é de um Tondela sempre a lutar pelos três pontos", sublinha o defesa, nesta entrevista.

Hoje, o Tondela. "Um dia, quem sabe", o mundo


Tiago Almeida é internacional português sub-21. No espaço seleção, partilha balneário com jogadores como Vitinha, Fábio Vieira ou Francisco Conceição, que rumaram a grandes clubes europeus.

O defesa do Tondela fica feliz por ver os três companheiros a "dar esses passos grandes e importantes", rumo a grandes palcos, e não esconde que esse "é o sonho de qualquer jogador", Incluindo o de Tiago.

"Todos temos esse objetivo, mas, neste momento, o foco está neste ano, está em ajudar o Tondela. Um dia, quem sabe possa acontecer. É esse um dos meus objetivos", assume o jovem lateral-direito português.

Tiago Almeida, de 20 anos, vai cumprir a quarta temporada no plantel principal do Tondela, com importância crescente. Na última época, em que os beirões desceram à II Liga, somou três assistências em 28 jogos. Chamou a atenção de Rui Jorge, que o estreou na seleção nacional sub-21.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+