Vilafranquense SAD ameaça mudar de cidade

22 mar, 2022 - 11:30 • Carlos Dias com Redação

O clube cumpre a terceira temporada na II Liga a jogar em casa emprestada, em Rio Maior, devido à falta de condições do Campo do Cevadeiro, em Vila Franca de Xira. Henrique Sereno, presidente da SAD, fez ultimato à Câmara Municipal e já tem alternativas para deslocalizar o sociedade que gere o Vilafranquense.

A+ / A-

A SAD do Vilafranquense, pondera deslocalizar a sua sede de Vila Franca de Xira para outra localidade, caso a Câmara Municipal não avance com a contrução de um novo estádio, acordada há já alguns anos.

Em entrevista à Renascença, Henrique Sereno, presidente daquela sociedade desportiva, faz um ultimato ao executivo municipal e revela que já tem em carteira três possibilidades para a mudança de cidade.

Em notícia recente, o jornal "Record" adiantou a possibilidade de uma fusão do Vilafranquense com o União de Santarém, originando um novo clube com sede em Santarém.

O Vilfranquense cumpre a terceira época na II Liga, sempre a jogar em Rio Maior na condição de visitado. O Campo do Cevadeiro, em Vila Franca, não reúne condições para jogos dos campeonatos profissionais. A equipa só tem jogado em casa em partidas da Taça de Portugal. Utiliza o Cevadeiro para treinos, mas joga a cerca de 50 km a norte da base dos seus adeptos.

Equipa utiliza o Campo do Cevadeiro para treinos Foto: União Desportiva Vilafranquense Futebol SAD
Equipa utiliza o Campo do Cevadeiro para treinos Foto: União Desportiva Vilafranquense Futebol SAD
Sereno reassumiu a presidência da da SAD do Vilafranquense no início de março de 2022 Foto: Liga Portugal
Sereno reassumiu a presidência da da SAD do Vilafranquense no início de março de 2022 Foto: Liga Portugal
Vilafranquense subiu à II Liga em 2019 Foto: UD Vilfranquense Futebol SAD
Vilafranquense subiu à II Liga em 2019 Foto: UD Vilfranquense Futebol SAD
Permanência na II Liga está bem encaminhada Foto: UD Vilafranquense Futebol SAD
Permanência na II Liga está bem encaminhada Foto: UD Vilafranquense Futebol SAD

Com a permanência na II Liga no horizonte - 13.º lugar, com cinco pontos de vantagem sobre o Covilhã, em posição de "play-off" de manutenção e com oito de vantagem sobre o Varzim, primeira equipa em zona de despromoção automática -, Sereno, antigo internacional português, tem urgência numa solução que confira estabilidade a uma equipa que tem andado "com a casa às costas" nas últimas épocas.

"Estamos desesperados e incrédulos. Esta posição da Câmara Municipal de adiar a construção do estádio pode fazer com que o Vilafranquense acabe. Se até ao final do mês o projeto não avançar, temos de procurar outras alternativas", alerta.

Numa altura em que a manutenção da Vilafranquense SAD na Liga 2 está bem encaminhada, como está a situação relacionada com a construção do novo estádio em Vila Franca de Xira, e como isso afeta a vossa atividade?

Nós chegámos à SAD do Vilafranquense em janeiro de 2019 e o nosso primeiro objetivo foi salvar o clube e de imediato foi paga uma dívida de dois milhões de euros que impediu a extinção do clube.

Pagámos os salários em atraso a jogadores e funcionários e as dívidas a fornecedores. Temos cerca de 300 atletas na formação, somos a única SAD do país que tem a seu cargo toda a formação. Isto devia ser valorizado pela Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, nós cumprimos rigorosamente todos os contratos.

Não percebemos, estamos desesperados e incrédulos. Esta posição da Câmara Municipal de adiar a construção do estádio pode fazer com que o Vilafranquense acabe. Não há que ter medo das palavras, a Câmara Municipal será a grande responsavel, se o futebol acabar em Vila Franca de Xira. Se até ao final do mês [de março] o projeto não avançar, temos de procurar outras alternativas. Há pelo menos três cidades interessadas em receber a nossa SAD e já nos deram o seu apoio.

Mas o projeto do novo estádio está aprovado?

O projeto do estádio foi aprovado, um projeto a rondar os 2,7 milhões de euros que foi aprovado na Assembleia Municipal, mas inexplicavelmente a Câmara Municipal não avançou. O anterior executivo empurrou a situação com a barriga e o atual ainda não resolveu.

Os terrenos onde está o atual estádio do Cevadeiro podem deixar de pertencer à União Desportiva Vilafranquense. Existe uma enorme falta de respeito porque já foram agendadas três reuniões e os responsaveis da Câmara nem sequer apareceram. A última foi na semana passada, em que o nosso maior acionista veio propositadamente do Brasil e não foi recebido.

É objetivo da SAD investir mais no Vilafranquense para, por exemplo, garantir a subida à I liga?

É claro que temos de ter um local fixo para treinar e jogar. É impossível subir à I liga sem um estádio e um campo de treinos com boas condições. Se tivermos estas condições, o investimento vai aumentar para conseguirmos a subida.

O nosso grande objetivo é chegarmos à I liga mas para isso é preciso ter bons alicerces.

Poderá estar a pagar a SAD do Vilafranquense pelos exemplos negativos que outras SAD com investimento estrangeiro já deram?

As pessoas têm de perceber a diferença. Há sociedades que cumprem e há sociedades que não cumprem. As que cumprem têm de ser ajudadas.

O nosso maior acionista é um grande empresário, uma pessoa credível, séria que nunca deixou uma dívida. Ele quer investir muito mais, mas para isso tem de ser apoiado e respeitado.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+