Tempo
|

Fotogaleria

Milhares saíram à rua para o cortejo do último adeus a Pelé

03 jan, 2023 - 17:45 • Inês Braga Sampaio , Eduardo Soares da Silva

Procissão começou no Estádio de Vila Belmiro, do Santos, e passou pela casa da mãe do antigo futebolista brasileiro.

A+ / A-

O Presidente do Brasil, Lula da Silva, esteve entre as mais de 230 mil pessoas que compareceram ao velório e ao cortejo fúnebre de Pelé, em Santos, para uma última despedida ao antigo futebolista.

O velório, no Estádio de Vila Belmiro, do Santos, clube em que o brasileiro fez quase toda a carreira, durou 24 horas, entre as 13h00 de segunda-feira e as 13h00 desta terça.

O corpo do "Rei" do futebol, que morreu na passada quinta-feira, aos 82 anos, esteve disposto em caixão aberto, numa homenagem aberta ao público.

Foto: Sebastiao Moreira/EPA
Foto: Sebastiao Moreira/EPA
Foto: Isaac Fontana/EPA
Foto: Isaac Fontana/EPA
Foto: Antonio Lacerda/EPA
Foto: Antonio Lacerda/EPA
Foto: Antonio Lacerda/EPA
Foto: Antonio Lacerda/EPA

Pelas 13h10, número alusivo à camisola do antigo jogador, a "10" que envergou em todas as suas equipas, o caixão foi levado para um carro dos bombeiros aberto, para um cortejo pela cidade de Santos.

A procissão começou na Vila Belmiro, passou pelo bairro onde vive a mãe de Pelé, ainda viva, com 100 anos, e terminou no Cemitério Memorial Necrópole Ecuménica, onde o três vezes campeão do mundo de futebol será enterrado numa cerimónia privada.

O caixão foi escoltado por vários veículos oficiais. Milhares de adeptos invadiram as ruas, com camisolas do Santos e do Brasil, assim como bandeiras alusivas a Pelé.

Enquanto esperavam pela passagem da procissão, vários adeptos rezaram em frente à casa da mãe do antigo internacional brasileiro, que se encontra acamada.

Quanto o carro chegou à casa, parou em frente durante vários minutos e os milhares de adeptos que já lá se encontravam ou que tinham acompanhado o cortejo cantaram o hino do Santos. Os familiares de Pelé saíram à varanda para acompanhar o momento.

Lula da Silva chegou de helicóptero durante a manhã desta terça-feira. O recém-empossado Presidente ficou ao lado do caixão de Pelé, coberto com uma bandeira brasileira, no centro do relvado.

O corpo de Pelé chegou ao Memorial Necrópole Ecumênica por volta das 17h00, onde ficará sepultado. O funeral, a última despedida, ficou restrita a familiares e amigos próximos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+