Portugal perde com os Países Baixos na estreia no Mundial feminino

23 jul, 2023 - 07:35 • Inês Braga Sampaio

Portugal 0-1 Países Baixos. Um golo de Stefanie van der Graagt, na sequência de um canto, aos 13 minutos, desequilibrou um jogo em que a seleção nacional cresceu na segunda parte, no entanto, só conseguiu fazer um remate à baliza.

A+ / A-
Foto: Molly Darlington/Reuters
Foto: Molly Darlington/Reuters
Foto: Ritchie B. Tongo/EPA
Foto: Ritchie B. Tongo/EPA

Portugal perdeu frente aos Países Baixos, por 1-0, na estreia em fases finais de Mundiais femininos, este domingo.

A seleção nacional entrou nervosa na primeira parte e sofreu com uma das suas maiores fragilidades: as bolas paradas. Aos 13 minutos, canto da direita para as neerlandesas e, ao segundo poste, Stefanie van der Graagt cabeceou cruzado, a contar.

À primeira, o golo foi anulado por fora de jogo, porque Jill Roord estava na linha de golo. Contudo, após ver as imagens do videoárbitro no relvado, a árbitra da partida decidiu que o posicionamento da nova jogadora do Manchester City, que não tocara na bola, não afetara a ação de Inês Pereira.

Os Países Baixos tiveram mais oportunidades até ao intervalo, contudo, na segunda parte, Portugal entrou com outro à-vontade. Começou a subir no terreno e a criar perigo e conseguiu o primeiro remate do jogo aos 51 minutos, por intermédio de Jéssica Silva, ao lado. Contudo, na resposta, Danielle van de Donk obrigou Inês Pereira a uma grande defesa.

As substituições de Francisco Neto resultaram e, aos 82 minutos, surgiu o primeiro - e único - remate de Portugal à baliza. Ana Borges intercetou uma bola na direita, lançou Telma Encarnação e a avançada do Marítimo cortou para dentro, desfazendo-se de uma jogadora, e rematou para defesa complicada de Daphne van Domselaar.

Os últimos minutos passaram sem perigo para qualquer lado, com Portugal a tentar subir no terreno, esforço vão contra a gestão dos Países Baixos.

Com este resultado, Estados Unidos e Países Baixos lideram o grupo E, ambos com seis pontos, e Portugal e o também estreante Vietname ocupam os últimos lugares, com zero.

Na quinta-feira, na segunda jornada, a seleção nacional defronta as vietnamitas, a partir das 8h30, na Nova Zelândia. Jogo com acompanhamento ao minuto na Renascença, em rr.pt.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+