Benfica é o primeiro clube português a sagrar-se campeão masculino e feminino

27 mai, 2023 - 20:05 • Inês Braga Sampaio

A equipa de Roger Schmidt seguiu o exemplo da de Filipa Patão e conquistou o título de campeã nacional. Ainda nenhum clube conseguira vencer nas vertentes feminina e masculina em Portugal, embora haja vários exemplos noutros campeonatos.

A+ / A-

O Benfica é o primeiro clube da história do futebol português a sagrar-se campeão nacional masculino e feminino em simultâneo.

A equipa masculina imitou, na última jornada do campeonato, a equipa feminina, que já garantira o título a 7 de maio. Algo que garante ao Benfica um feito inédito: ser campeão feminino e masculino na mesma época.

O Boavista, histórico em ambas as vertentes, foi campeão dez anos consecutivos, assim como em 1996/97, no feminino, mas só venceu o título masculino em 2000/01.

Só em 2016/17 o campeonato feminino teve novamente como campeão um clube que já ganhou o título masculino: o Sporting. Contudo, nessa época e na próxima, em que as leoas fizeram o bis, os campeões masculinos foram FC Porto e Benfica, respetivamente.

O Braga foi campeão feminino em 2018/19, mas nunca repetiu o feito no masculino.

O Benfica conquistou o campeonato feminino nas duas últimas temporadas, todavia, esses foram os anos de glória de Sporting e FC Porto, por ordem, no masculino.

Só esta época, com o tricampeonato das encarnadas, os caminhos convergiram: a equipa de Roger Schmidt seguiu o exemplo da de Filipa Patão e sagrou-se campeã.

Noutros campeonatos, não faltam exemplos. Ainda esta época, o Barcelona sagrou-se campeão masculino e feminino. Também já houve justaposição com o Bayern de Munique, na Alemanha, a Juventus, em Itália, e o supercampeão Lyon, em França, Chelsea e Arsenal, em Inglaterra, além de outros casos.

Todos os campeões desde que há campeonato feminino:


Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+