Emissão Renascença | Ouvir Online
Euranet
Visto de Fora
Begoña Iñiguez e Olivier Bonamici comentam, semanalmente, o país, os portugueses e a Europa. O ponto de vista espanhol e francês para ouvir à sexta-feira às 10h20.
A+ / A-
Arquivo
O que nos chega de Espanha?

Visto de Fora

O que nos chega de Espanha?

02 jun, 2023 • Sérgio Costa


O rescaldo das eleições municipais e autonómicas espanholas e o paralelismo com a situação política portuguesa são temas em debate no Visto de Fora desta semana.

Pode Portugal olhar para Espanha como quem se vê ao espelho? Politicamente sim, diz Olivier Bonamici, que identifica "semelhanças entre os dois países".

O jornalista francês sustenta que, apesar da derrota nas eleições locais, os socialistas espanhóis podem vencer as legislativas antecipadas agendadas da julho. A razão? A mesma que terá contribuído para a maioria absoluta do PS em Portugal: o medo que extrema direita entre na governação.

Begona Iniguez discorda e lembra "o desgaste socialista e o cansaço do eleitorado espanhol" como o bom prenúncio de uma mudança de ciclo na política do país vizinho.

A forma como Luís Montenegro gere o combate político ao governo de António Costa, e os bons sinais da economia, são outros temas em análise numa emissão em que os dois analistas estão totalmente em desacordo.
O Visto de Fora desta semana assinala a última participação de Paulino Coelho no programa.
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.