Emissão Renascença | Ouvir Online
Euranet
Visto de Fora
Begoña Iñiguez e Olivier Bonamici comentam, semanalmente, o país, os portugueses e a Europa. O ponto de vista espanhol e francês para ouvir à sexta-feira às 10h20.
A+ / A-
Arquivo
Do desejo de uma superpotência europeia ao “Dallas” da TAP

Visto de Fora

O desejo de uma superpotência europeia

14 abr, 2023 • Sérgio Costa


Macron defende uma terceira via e deseja que a Europa se afirme como uma superpotência com mais autonomia dos EUA. Este é o tema central de mais um Visto de Fora, onde a comissão de inquérito à TAP foi classificada de novela ao estilo “Dallas”.

Causou polémica a afirmação de Emmanuel Macron defendendo que a Europa deve assumir-se como superpotência autónoma.

Olivier Bonamici diz fazer sentido, mas sublinha que as palavras do Presidente framcês não devem ser entendidas como um desejo de distanciamento dos Estados Unidos. Ainda assim, alerta que o discurso pode ser divisivo na Europa, o que pode ser um trunfo para China e Rússia.

A opinião é partilhada por Begoña Iñiguez que, no entanto, lê nas palavras de Macron uma tentativa de desviar as atenções das grandes manifestações em França e o seu baixo nível de popularidade.

As polémicas da TAP e os alegados casos de assédio sexual no CES de Coimbra são os assuntos nacionais em debate.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.