Euranet
Visto de Fora
Begoña Iñiguez e Olivier Bonamici comentam, semanalmente, o país, os portugueses e a Europa. O ponto de vista espanhol e francês para ouvir à sexta-feira às 10h20.
A+ / A-
Arquivo
​Lula lá, Lula cá e uma chamada de Pequim

Visto de fora

​Lula lá, Lula cá e uma chamada de Pequim

28 abr, 2023


A viagem de Lula à Europa, com toda a polémica gerada em torno das recentes declarações do presidente brasileiro sobre a Ucrânia, é o tema central do “Visto de Fora” desta semana. Terá Lula da Silva conseguido transmitir a imagem de que, afinal, privilegia a diplomacia? A análise da semana começa, contudo, com um telefonema da China.

O telefone toca em Kiev. Ligam de Pequim e em Moscovo não gostam. Begoña Iñiguez e Olivier Bonamici analisam a conversa telefónica de uma hora entre Xi Jiping e Volodymir Zelensky. Um diálogo que o presidente ucraniano considerou significativo. A China estará a mostrar que, a par dos Estados Unidos, será um líder global com peso na diplomacia o que incomoda Putin.

A viagem de Lula à Europa, sobretudo as deslocações a Portugal e Espanha, merecem também amplo destaque na edição desta semana.

O olhar francês de Olivier Bonamici expressa surpresa com a contestação ao presidente brasileiro.

Já o olhar espanhol de Begoña Iñiguez considera que o protesto do Chega ficou aquém do previsto. Já o “raspanete” do presidente do Parlamento ao partido de André Ventura merece a seguinte leitura: a estratégia de Augusto Santos Silva para preparar a corrida a Belém passa por dar palco ao Chega.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.