Emissão Renascença | Ouvir Online
Euranet
Visto de Fora
Begoña Iñiguez e Olivier Bonamici comentam, semanalmente, o país, os portugueses e a Europa. O ponto de vista espanhol e francês para ouvir à sexta-feira às 10h20.
A+ / A-
Arquivo
Pode a Grã-Bretanha regressar à União Europeia?

Visto de fora

Pode a Grã-Bretanha regressar à União Europeia?

03 mar, 2023 • Sérgio Costa


O recente acordo para a Irlanda do Norte mostra uma reaproximação do Reino Unido à União numa altura em que o sentimento anti Brexit cresce entre os britânicos. Será difícil, mas a reintegração no projeto europeu já começa a ser falado.

Três anos depois da concretização do Brexit, Londres e Bruxelas alcançaram um acordo que define as regras comerciais com a Irlanda do Norte. Para Begona Iniguez e Olivier Bonamici o entendimento marca um novo capítulo nas relações entre Reino Unido e União Europeia. No futuro, admitem, pode conduzir a um regresso britânico à União.

Os dois comentadores falam de um sentimento anti-Brexit crescente e suscitado pelas dificuldades motivadas pela guerra na Ucrânia. No ar fica a pergunta: aguenta o Reino Unido ficar isolado?

A recente cimeira do G20, que poderá ter sido um esboço de uma nova ordem mundial, é outro dos assuntos em análise.

Internamente, os dois comentadores olham para a as sucessivas greves, analisam os constrangimentos na saúde, comentam a alta de preços e interpretam os sinais de um eventual regresso de Passos Coelho à vida política nacional.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.