Emissão Renascença | Ouvir Online
Euranet
Visto de Fora
Begoña Iñiguez e Olivier Bonamici comentam, semanalmente, o país, os portugueses e a Europa. O ponto de vista espanhol e francês para ouvir à sexta-feira às 10h20.
A+ / A-
Arquivo
A tournée de Zelensky pela Europa

Visto de Fora

A tournée de Zelensky pela Europa

10 fev, 2023


A viagem do presidente da Ucrânia pela Europa, com passagens por Londres, Paris e Bruxelas, dominou a atualidade europeia. Begoña Iñiguez e Olivier Bonamici comentam a garantia de reforço de apoio dos 27 a Kiev, quer no plano militar quer no caminho para a adesão ao projeto comunitário. Um caminho que, afinal, não será tão imediato quanto o desejado.

O regresso do Visto de Fora começa com uma discordância. Begoña Iñiguez não vê qualquer inconveniente no facto de Zelensky ter escolhido Londres como primeiro destino da viagem pela

Europa. Já Olivier Bonamici diz que o presidente da Ucrânia menorizou o papel dos 27 na defesa da soberania ucraniana com esse “pequeno erro”, pois do ponto de vista simbólico a União é quem mais apoia Kiev.
Já sobre o processo de adesão à União Europeia, os dois comentadores concordam que o processo será mais longo do que o esperado e a eventual perda de fundos comunitários por parte de atuais membros (incluindo Portugal) pode ser um entrave a soluções mais imediatistas.
Nesta edição do Visto de Fora, os dois jornalista alertam para o perigo de uma escalada de violência com o fornecimento de armamento pesado à Ucrânia, justamente no momento em que as tropas de Moscovo desencadeiam o mais violento ataque à Ucrânia desde o inicio da ofensiva militar.

Na atualidade nacional, um olhar sobre o incêndio na Mouraria e a dificuldade em debater, no país, as questões da imigração e a análise ao longo período de greves no sector da educação que traduz uma “radicalização” dos sindicatos do setor.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.