Emissão Renascença | Ouvir Online
Euranet
Visto de Fora
Begoña Iñiguez e Olivier Bonamici comentam, semanalmente, o país, os portugueses e a Europa. O ponto de vista espanhol e francês para ouvir à sexta-feira às 10h20.
A+ / A-
Arquivo
Uma mala cheia de notas e maçãs podres em Estrasburgo

Visto de Fora

Uma mala cheia de notas e maçãs podres em Estrasburgo

16 dez, 2022 • Anabela Góis


O escândalo a envolver a Eva Kaili, uma das vice-presidentes do Parlamento Europeu, num alegado esquema de corrupção em benefício do Qatar, tem dado muito que falar e os comentadores do Visto de Fora, não ficam atrás.

Olivier Bonamici sente que levou uma bofetada, especialmente porque “este caso surge numa altura em que a Europa anda a dar lições de moral ao mundo inteiro e afinal não somos anjinhos”.

Também Begoña Iñiguez se diz chocada com o que aconteceu, mas considera que as instituições europeias funcionam e que agora é preciso tirar as “maçãs podres” e investigar com transparência.

Nesta edição do programa Visto de Fora, os dois jornalistas discutem igualmente o último Conselho Europeu do ano, onde os líderes dos 27 aprovaram um novo pacote de ajuda à Ucrânia e mais um pacote de sanções à Rússia, numa altura em que 7 em cada 10 europeus aprovam o apoio da União Europeia à Ucrânia.

Na atualidade portuguesa destaque para as cheias em Lisboa, um tema que divide os dois comentadores. Begoña lamenta que sempre que chove há notícia de cheias, já Olivier entende que nenhuma capital teria tido vida fácil.

A entrevista do Primeiro-ministro à Visão também esteve na mira dos comentadores. Begoña não gostou do tom, fala num primeiro-ministro de rédea solta, também Olivier entende que a forma não foi feliz e aconselha alguma contenção.

No futebol, os dois estão em lados opostos do campo, para a final do mundial. Certo é que Marrocos acabou com dois selecionadores ibéricos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Beatriz Feio
    23 jan, 2023 Coimbra 15:10
    Não haverá mais Visto de Fora??? Tenho saudades...é uma das minhas rubricas preferidas :)