Tempo
|
Euranet
Visto de Fora
Begoña Iñiguez e Olivier Bonamici comentam, semanalmente, o país, os portugueses e a Europa. O ponto de vista espanhol e francês para ouvir à sexta-feira às 10h20.
A+ / A-
Arquivo
​Divórcio à italiana

Visto de fora

​Divórcio à italiana

22 jul, 2022 • Miguel Coelho


Com Itália a caminho de eleições antecipadas, analisamos nesta edição as possíveis consequências da saída do primeiro-ministro, Mario Draghi.

Begoña Iñiguez e Olivier Bonamici olham na edição desta semana do "Visto de Fora" para o que pode resultar da crise política italiana, quer no país, quer para a Europa, num contexto que já é de graves problemas económicos.

As medidas anunciadas pelo BCE, incluindo a primeira subida de juros em 11 anos e o novo mecanismo para evitar uma nova crise das dívidas, são também tema desta semana, tal como a polémica em torno da proposta da Comissão Europeia para a redução do consumo de gás, que é recusada por vários países, incluindo Portugal.

Begoña e Olivier comentam ainda o acordo entre a Rússia e a Ucrânia, com vista à exportação dos cereais bloqueados devido ao actual conflito, bem como a ameaça russa de alargar a ocupação militar a mais territórios ucranianos.

Na actualidade nacional, destaque para o debate sobre o Estado da Nação e para o excesso de mortalidade em Portugal, que continua acima do esperado e da média europeia.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.