Emissão Renascença | Ouvir Online
Euranet
Visto de Fora
Begoña Iñiguez e Olivier Bonamici comentam, semanalmente, o país, os portugueses e a Europa. O ponto de vista espanhol e francês para ouvir à sexta-feira às 10h20.
A+ / A-
Arquivo
Mulheres na tropa e o rescaldo das eleições

Visto de fora

​Mulheres na tropa e o rescaldo das eleições

15 mar, 2024 • Sérgio Costa


A Dinamarca é o terceiro país a anunciar o serviço militar obrigatório para as mulheres. O Visto de Fora desta semana debate a nova realidade e faz o rescaldo das legislativas em Portugal

Há uns anos era impensável, mas agora “será cada vez mais comum”. Dinamarca junta-se a Noruega e Suécia na decisão de incluir as mulheres no serviço militar obrigatório. Para Begoña Iñiguez e Olivier Bonamici é uma decisão natural face à constante ameaça russa personalizada em Vladimir Putin que este fim de semana vai a “eleições”. Um ato eleitoral que poderá servir ao presidente russo para fazer uma “sondagem” da sua popularidade interna.

Neste Visto de Fora, ainda, um olhar sobre a Catalunha e as dificuldades da extrema-direita em formar governo nos Países Baixos.

Tema central é o rescaldo das eleições legislativas do passado domingo. As razões da expressiva subida do Chega, o erro das sondagens e a forma como lá foram seguiram as eleições, são os ângulos de análise.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • José Silva
    22 mar, 2024 Viana do Castelo 10:39
    Comento o programa que está neste momento no ar (22/03-10:30). è incrível como relativamente ao conflito entre Rússia e Ucrânia não conseguem falar em PAZ, será assim tão difícil, ao invés de perguntar o que mais podemos fazer para derrotar a Rússia, o que parece cada vez mais difícil, porque não se fala em PAZ, é assim tão importante para a narrativa ocidental continuarem a morrer ucranianos e russos? Na verdade acho esta dupla de comentadores é muito fraquinha, no comentário nunca há uma visão ou uma perspectiva fora da caixa fora do maisnstream, introduz-se esta rubrica como uma visão de estrangeiros com uma visão diferente. Na realidade a única coisa diferente é que falam mal português tudo o resto é igual a 99% dos comentadores que populam nos media portugueses, não acrescentam rigorosamente nada.