Emissão Renascença | Ouvir Online
Ribeiro Cristovão
Opinião de Ribeiro Cristovão
A+ / A-

Vem aí a nova seleção?

22 mar, 2023 • Opinião de Ribeiro Cristovão


A chegada a Portugal do catalão Roberto Martinez suscitou, desde o anúncio da sua contratação, justificadas expectativas.

É caso para colocar a pergunta neste momento em que se aguarda com legítima expectativa a estreia da nova selecção, agora sob o comando de Roberto Martinez, recém-chegado do comando da selecção da Bélgica à frente da qual permaneceu durante seis anos consecutivos, tendo-a orientado no decorrer de 80 jogos.

Embora não tenha conseguido chegar a qualquer título, manteve aquela selecção durante vários anos no topo do ranking mundial, fruto da presença de jogadores de muito alta qualidade, podendo mesmo falar-se de uma verdadeira geração de oiro.

A chegada a Portugal do catalão Roberto Martinez suscitou, desde o anúncio da sua contratação, justificadas expectativas, conhecendo-se as suas características enquanto treinador, provavelmente bastante diferentes das de Fernando Santos, que o antecedeu no cargo de responsável maior da Federação Portuguesa de Futebol.

Começar por defrontar o Liechensestein na fase de qualificação para o Campeonato da Europa do próximo ano é, sem dúvida, de bom augúrio. É que, salvo qualquer “catástrofe” a nova selecção vai começar com uma vitória em Alvalade, estando por se saber por que números e em consequência de que exibição.

Neste momento está construída a ideia de que o nosso onze adoptará a utilização de três centrais. E a prova disso é que Martinez na sua primeira convocatória incluiu nada menos do seis centrais, sendo no entanto mais tarde forçado a renunciar à utilização de Pepe, lesionado ao serviço do Futebol Clube do Porto.

As vozes que por aí pairam no nosso universo desportivo têm revelado alguma cautela, sem grandes euforias, mas também sem que sejam visíveis grandes desconfianças.

O primeiro jogo a realizar na noite de quinta-feira poderá vir a fornecer alguns indícios, e algumas dúvidas poderão começar a ficar esclarecidas.

Por exemplo, que papel é que o novo seleccionador vai atribuir a Cristiano Ronaldo, numa altura em que continua a merecer debate tanto quanto à sua utilização como à falta dela.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.