Emissão Renascença | Ouvir Online
Ribeiro Cristovão
Opinião de Ribeiro Cristovão
A+ / A-

​Um verdadeiro hino ao futebol

19 dez, 2022 • Opinião de Ribeiro Cristovão


Foram 120 minutos de futebol de altíssima qualidade, praticado por duas seleções que estiveram, ambas, à beira de conquistar o título maior.

Aqueles que têm memória de muitas finais do Campeonato do Mundo de Futebol poderão dizer, com toda a segurança, que a de ontem, disputada no Qatar, entre a Argentina e a França, não tem qualquer tipo de comparação.

Foram, de facto, cento e vinte minutos de futebol de altíssima qualidade, praticado por duas seleções que estiveram, ambas, à beira de conquistar o título maior.

Acabou por ser a Argentina a arrebatar o almejado troféu. E com toda a justiça.

E o mérito dos seus atletas ficou ainda mas valorizado pela excelente réplica dos franceses, que só caíram no desempate por penaltis, depois de terem chegado a estar também muito perto do sonho de repetir o sucesso angariado há quatro anos na Rússia.

Num desafio sempre emocionante, com sucessivas alternâncias no marcador, Messi acabaria também por justificar a razão pela qual lhe é atribuído o título de melhor jogador do mundo.

Conseguir três golos numa final é mais uma marca que fica na história deste jogador fabuloso, ontem só superado, nesse aspeto, por Mbapé, que rubricou quatro golos dos gauleses.

Um campeonato que chegou a suscitar tantas dúvidas acabou em apoteose, e por entre uma organização verdadeiramente modelar.

Quanto a Portugal, a sua seleção chegou onde pode, os quartos-de-final, onde acabou por tombar frente à grande surpresa da competição, a formação de Marrocos.

Porém, olhando em retrospetiva para a final de ontem, temos de concluir, facilmente, que o futebol português ainda não atingiu a dimensão que argentinos e franceses tão exuberantemente nos mostraram na inesquecível final de Doha.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.