Emissão Renascença | Ouvir Online
Ribeiro Cristovão
Opinião de Ribeiro Cristovão
A+ / A-

O copo ficou apenas meio cheio

09 dez, 2021 • Opinião de Ribeiro Cristovão


Todos sabíamos que havia tarefas difíceis para duas equipas portuguesas na derradeira jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões Europeus.

Já antecipadamente qualificado, o Sporting limitava-se a cumprir calendário, havendo até para Rúben Amorim a oportunidade de mexer na equipa, aumentando o conhecimento e a experiência de alguns dos seus mais novos. E o técnico leonino não hesitou em fazê-lo profundamente, correndo até o risco de vir a ser confrontado com um resultado muito desnivelado.

O Sporting perdeu, é certo, mas os estragos não se revelaram incalculáveis.

As oportunidades dadas a alguns jovens acabaram por resultar, podendo o técnico leonino vir a colher largos benefícios da decisão do seu treinador.

A Europa ficou a conhecer outros novos jovens jogadores, que agora passam a carregar a obrigação de tornar as suas imagens mais impressivas.

No que toca às outras duas equipas, Benfica e Futebol Clube do Porto, apenas do desfecho do embate da Inivicta se saldou por um resultado mais negativo.

Sabia-se que os dragões tinham pela frente uma tarefa mais complicada mas, não obstante isso, parecia possível terminá-la revestida de sucesso.

Porém, a falta de eficácia dos jogadores portistas, bem sublinhada no final por Sérgio Conceição, acabou por se transformar na grande causa de a sua equipa vir a ser relegada para a Liga Europa, onde o FCPorto vai entrar com justificadas ambições de a ganhar.

Quanto ao Benfica, jogou em dois estádios, onde tudo lhe correu muito bem.

Na Luz, começando bem e marcando cedo, os encarnados nunca deixaram dúvidas de que a vitória não lhes escaparia, ainda que realizando na segunda parte do jogo com os ucranianos uma exibição de qualidade muito discutível.

E, como em Munique o Bayern cumpriu também a sua obrigação, desbaratando o cada vez mais frágil Barcelona, ficaram reunidas todas as condições para que a equipa de Jorge Jesus ganhasse assento na fase a eliminar da Champions.

Agora, o mais difícil está a caminho. Na segunda-feira se ficará a saber a sorte que espera a águias e leões.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • joaquim pereira
    10 dez, 2021 meinedo 09:04
    comentário de um sportinguista