Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Liga dos Campeões

Jardel recorda noite épica em Milão e antevê manchetes de nova vitória do FC Porto

03 nov, 2021 - 10:00 • João Paulo Ribeiro

Super Mário foi decisivo em 1996 e deixa a receita para novo triunfo dos dragões em Itália. O FC Porto defronta o Milan, esta noite, em San Siro. O jogo é às 17h45 e tem transmissão na Renascença.

A+ / A-

Aos 74 minutos, o FC Porto estava a perder em Milão e corria o risco de começar a fase de grupos da Champions 96/97 com uma derrota. No entanto, no último quarto de hora, um menino de 22 anos, acabado de chegar do Brasil, decidiu a partida para os dragões, com dois golos e uma reviravolta épica diante daquele que era, na altura, o campeão italiano.

Depois de Marco Simone e Weah, Artur e Jardel maracam em San Siro e o FC Porto ganhou, por 2-3. Contra todas as expectativas, a equipa portuguesa venceu um grupo que tinha, ainda, as equipas do Milan, Gotemburgo e Rosenborg.

O plantel portista tinha jogadores como Jardel, Zahovic, João Pinto, Jorge Costa, Aloísio, Fernando Mendes, Rui Barros, Domigos, Drulovic e Sérgio Conceição, entre outros. Em Bola Branca, Super Mário relembra a noite em que silenciou San Siro.

"Lembro-me quando o Joaquim Teixeira [adjunto de António Oliveira] me chamou e disse: 'Entra que vais marcar um golo'. Eu respondi: 'Não vou marcar um, vou marcar dois!'. Graças a Deus, esses dois golos ainda hoje são lembrados, tal como os que fiz em Camp Nou, no Bernabéu ou em Munique. Golos muito importantes que ajudaram a equipa. Tive a oportunidade de vestir a camisola do FC Porto, clube que me abriu as portas do futebol mundial. Devo muito ao clube, a Pinto da Costa e a todos os que me ajudaram", refere.

Sérgio Conceição persegue Artur, autor do primeiro golo no jogo de 1996, em Milão Foto: Neal Simpson/PA Images via Reuters Connect
Sérgio Conceição persegue Artur, autor do primeiro golo no jogo de 1996, em Milão Foto: Neal Simpson/PA Images via Reuters Connect
FC Porto venceu o Milan, há duas semanas, no Dragão Foto: Paulo Aragão/RR
FC Porto venceu o Milan, há duas semanas, no Dragão Foto: Paulo Aragão/RR
Mário Jardel com Kahn, antigo guarda-redes do Bayern Munique, que também sofreu com o ponta de lança brasileiro Foto: Imago Images Sports
Mário Jardel com Kahn, antigo guarda-redes do Bayern Munique, que também sofreu com o ponta de lança brasileiro Foto: Imago Images Sports
Mário Jardel é um dos maiores goleadores da história do FC Porto Foto: Reuters
Mário Jardel é um dos maiores goleadores da história do FC Porto Foto: Reuters

Esta quarta-feira, FC Porto e Milan voltam a estar frente-a-frente depois de, a 19 de outubro, a equipa de Sérgio Conceição ter batido a formação "rossonera" por 1-0, no Estádio do Dragão.

"Jogo da vida" do Milan

Jardel está em Itália e vai assistir, "in loco", ao desafio. O antigo ponta de lança acredita que, tal como aconteceu no Dragão, o FC Porto pode voltar a vencer. Para isso recomenda consistência e concentração.

"Estou em Milão e vou ver o jogo. Espero que o Porto faça uma grande exibição e que consiga, pelo menos, um ponto. Isso seria importante porque, se depois vencermos, em casa, o Atlético de Madrid, vamos conseguir a qualificação. Estive no Dragão a ver o jogo com o Milan, acho que se o Porto voltar a ser consistente e concentrado, pode ganhar aqui. É o jogo da vida do Milan", acrescenta.

O Milan-FC Porto, a contar para a 4.ª jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões, está marcado para as 17h45, em Itália. Uribe e Marcano estão em dúvida, Wendell é baixa certa para um encontro em que o Milan contará com alguns elementos que não estiveram disponíveis no Dragão, como Kessié e Theo Hernández.

Se não perder, o FC Porto ficará com o passaporte para a Liga Europa na mão e continuará bem lançado na luta pelo apuramento para os oitavos de final da Champions. O jogo está marcado para as 17h45. Partida com relato na Renascença e acompanhamento ao minuto em rr.sapo.pt.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+