Tempo
|
Ribeiro Cristovão
Opinião de Ribeiro Cristovão
A+ / A-

Presente atribulado. E o futuro?

13 jul, 2021 • Opinião de Ribeiro Cristovão


Para surpresa de muitos, ouviu-se ontem uma declaração do advogado de Luis Filipe Vieira, revelando que este está a ponderar seriamente a possibilidade de regressar a breve trecho à direcção do Benfica.

Daquele que é considerado o maior e mais importante clube de Portugal, o Benfica, continuam a não chegar sinais rigorosos sobre o que poderá ser o futuro do clube, nem tampouco como vão ser resolvidos os problemas do presente.

O público continua a ser assaltado por um enorme caudal de informação, muitas vezes divergente, a luta que se pressente entre as mais diversas figuras do clube não garante tranquilidade a ninguém.

Resolvida uma primeira parte da situação de Luis Filipe Vieira, com o conhecimento das medidas de coacção que lhe foram impostas pela Justiça, não é fácil prever o que vai acontecer a seguir. A cada momento surgem dados novos, declarações surpreendentes, e previsões raramente coincidentes.

Para surpresa de muitos, ouviu-se ontem uma declaração do advogado de Luis Filipe Vieira, revelando que este está a ponderar seriamente a possibilidade de regressar a breve trecho à direcção do Benfica.

Uma afirmação importante que vira do avesso algumas intenções que já pairavam por aí e, segundo as quais, o presidente suspenso passou a ser carta fora do baralho.

No caso desse possível regresso, o quadro actual terá forçosamente várias mudanças.

Sobretudo a compatibilização com Rui Costa, cuja decisão de assumir a presidência deixou espantado e amargurado Vieira, parece uma hipótese impossível de vir a ser considerada.

E, logo aí, começa um problema insanável de consequências imprevisíveis.

A reunião de hoje dos órgãos sociais do Benfica poderá trazer alguma clarificação à nebulosa situação encarnada, estando por saber se vão recomendar a realização de eleições antecipadas, havendo necessidade de dar outros passos até se chegar a esse acto da responsabilidade da massa associativa.

Face a um presente tão atribulado, é caso para se acumularem preocupações e dúvidas sobre o futuro.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Cidadao
    13 jul, 2021 Lisboa 12:55
    As Eleições antecipadas, que são o caminho a seguir para clarificar a situação, devem ser precedidas de outros atos legais. LFV não se demitiu, só se "auto-suspendeu". Ignoro o que dizem os Estatutos acerca disso, mas se nada dizem em termos de perda de mandato, nem Rui Costa é Presidente, nem o que sair de novas Eleições tem valor legal. Hoje à tarde, a reunião agendada pode começar a clarificar, seja porque o que resta da direção se demite em bloco e aí sim, a Direção Vieira cai, e têm de ser marcadas novas Eleições, seja porque há nos Estatutos a possibilidade de afastar definitivamente Vieira, sem demissão em bloco. Uma coisa parece clara: até pelos prejuízos que a imagem dele trás aos negócios, LFV chegou ao fim da linha no Benfica e eu se fosse a ele, preocupava-me menos em retomar um cargo que parece inacessível, e mais em manter a Liberdade...