A+ / A-

Criador do ChatGPT admite que é "crucial" regulamentar uso de inteligência artificial

16 mai, 2023 - 23:15 • João Malheiro

Sam Altman pediu a criação de uma nova agência federal norte-americana que teria como funções licenciar e fiscalizar o uso deste tipo de tecnologia.

A+ / A-

O CEO da empresa OpenAI, que criou o ChatGPT, admitiu que seja "crucial" regulamentar o uso da inteligência artificial.

Sam Altman falou numa audição do congresso norte-americano em que considerou que o uso de inteligência artificial acarreta "potencial perigo" e que a regulamentação governamental podia ser "crítica" para mitigar impactos negativos do seu uso.

O responsável da OpenAI pediu a criação de uma nova agência federal norte-americana que teria como funções licenciar e fiscalizar o uso deste tipo de tecnologia.

Se as empresas falharem em cumprir as regras definidas, devem perder as licenças que possam ser concedidas, defendeu também.

Quando questionado se a inteligência artificial era mais próxima da criação da imprensa escrita ou da bomba nuclear, Sam Altman diz pensar "que é um momento semelhante à imprensa escrita".

A audição durou cerca de três horas e deverá ser a primeira de várias que o Congresso norte-american pretenderá fazer sobre o tema.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+