Emissão Renascença | Ouvir Online
O Mundo em Três Dimensões
Números que contam histórias de segunda a sexta-feira (05h40, 17h50 e 21h05).
A+ / A-
Arquivo
O Mundo em Três Dimensões - Mentiras de Trump - 29/08/2017

O Mundo em Três Dimensões

Donald Trump mente cinco vezes por dia

29 ago, 2017 • André Rodrigues , José Luís Moreira (sonorização)


A média resulta de um rigoroso 'fact checking' feito pelo Washington Post, o jornal que o presidente norte-americano acusa de ser um dos maiores responsáveis pela publicação de alegadas notícias falsas. Ou 'fake news'. Do levantamento feito aos primeiros 214 dias de presidência Trump, o Washington Post conclui que o presidente já mentiu pelo menos 1.057 vezes.

Mais de 1.000 mentiras em pouco mais de 200 dias são números que sugerem o comportamento de um mentiroso compulsivo, de alguém que é tudo menos confiável. A quem, provavelmente, ninguém seria capaz de dar o mínimo crédito nem para as mais insignificantes tarefas.

Mas, e se esse for o comportamento do presidente dos Estados Unidos?

Brincadeira? O Washington Post diz que não. O jornal que Donald Trump acusou de ser o grande responsável pelo fenómeno das notícias falsas cruzou as declarações públicas do presidente com a evidência dos factos, e concluiu que em 214 dias na Casa Branca, Trump mentiu 1.057 vezes. Ou seja, à média de cinco vezes por dia.

E segundo os responsáveis editoriais do jornal, muitas destas mentiras são repetidas o que, segundo dizem, parece ser parte de uma estratégia para modificar a percepção da realidade. Ou, dito de outra forma, uma mentira repetida à exaustão acaba por se tornar verdade.

Mas esta aparente compulsão do presidente dos Estados Unidos pela falta de rigor nas suas afirmações é quase só comparável à sua apetência para o Twitter: quando ganhou as eleições em Novembro do ano passado, Trump deu uma entrevista onde chegou a prometer que iria fazer uma utilização muito mais moderada desta aplicação. Mas parece que não se conseguiu controlar.

Ao ponto de, no início do Verão, os conselheiros da Casa Branca lhe terem recomendado uma redução da exposição no Twitter, porque achavam que os posts do presidente poderiam criar situações embaraçosas.

Pois bem, desde 20 de Janeiro, o dia da posse na Casa Branca, a login @realDonaldTrump emitiu mais de mil publicações de 140 caracteres. Menos 45% do que antes do primeiro dia de presidência.

Esta contagem é feita pelo Mashable, um site especializado em tecnologia que prevê que, se o presidente mantiver esta intensa actividade, poderá superar a marca dos 8.000 tweets.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • zita
    01 set, 2017 lisboa 08:02
    Só????
  • rosinda
    29 ago, 2017 palmela 14:32
    0 senhor paulino e mentiroso compulsivo! Exemplo vende oculos que nao prestam na radio renascenca quando o cliente vai a loja nao e bem assim! A casa nao mente quem mente e ele!
  • rosinda
    29 ago, 2017 palmela 12:42
    Apartir que a comunicacao social faz publicidade a um artigo que nao presta ja esta a mentir! Portanto a comunicacao social e um antro de mentirosos!
  • rosinda
    29 ago, 2017 palmela 12:34
    Quantas vezes por dia mente a comunicacao social? A comunicacao social nao tem vezes mente todo dia!