Tempo
|
José Miguel Sardica
Opinião de José Miguel Sardica
A+ / A-

Brasília: a política como guerra

11 jan, 2023 • Opinião de José Miguel Sardica


O que se passou em Brasília, como antes em Washington, como, no futuro, numa outra capital qualquer, é a triste consequência de um mal-estar político que corrói a solidez da cultura democrática.

A violência perpetrada pelos manifestantes “bolsonaristas” na cidade capital da maior democracia da América do Sul, no passado domingo, copiou de perto a coreografia do assalto ao Capitólio, nos EUA, há dois anos, pelos “trumpistas”. Em Washington, como em Brasília, as multidões assaltaram as sedes do poder, destruindo muita coisa à sua passagem, em manifestações de intimidação caótica. A narrativa dos protestos americanos, em 2021, era a de que a eleição de Trump fora “roubada” por fraude; a narrativa dos adeptos de Bolsonaro é ainda pior: a eleição de Lula da Silva também foi fraudulenta e o novo presidente é o velho “ladrão” do PT.

As imagens de Brasília, no domingo, foram impressionantes: a bela praça dos Três Poderes, desenhada por Óscar Niemeyer para colocar em diálogo arquitetónico os poderes legislativo, executivo e judicial de qualquer democracia, caída nas mãos de uma turbamulta promotora da desordem e do radicalismo contestatário, ironicamente embrulhada na bandeira do Brasil, cuja divisa, de “Ordem e Progresso”, a deveria desautorizar. A tentativa de golpe de Estado - ou, pelo menos, de coação desordeira sobre poderes instituídos - já viria, parece, de antes do Natal, e acelerou depois da tomada de posse de Lula da Silva, nas redes sociais. Houve instigadores, financiadores, operacionais e cabecilhas, e agora começará o apuramento de responsabilidades, que toda a gente, a começar por Lula da Silva, aponta a Jair Bolsonaro, mesmo que este, “foragido” nos EUA, já tenha vindo repudiá-las.

O que se passou em Brasília, como antes em Washington, como, no futuro, numa outra capital qualquer, é a triste consequência de um mal-estar político que corrói a solidez da cultura democrática. É óbvio que Jair Bolsonaro é o responsável (i)moral do crime perpetrado, pelo ambiente truculento, acusador e “mau caráter” com que exerceu o seu mandato e com que (não) aceitou a derrota nas eleições. Mas Lula da Silva, lesto em apontar-lhe o dedo, também tem muito que refletir. A campanha para a sua reeleição pode ter tido uma componente de projeto de regeneração do Brasil; mas teve, e demais, um estilo justicialista, acusatório, vingador em relação a Bolsonaro e aos “bolsonaristas”. A eleição de outubro partiu o país ao meio. Lula ganhou com pouco mais de 1% de votos. E, na tomada de posse, em vez de falar para os milhões que votaram no seu oponente, desprezou-os, perdendo uma bela oportunidade para se firmar como um apaziguador para o futuro, e não como um presidente de fação, que ainda fala como candidato, e que parece querer governar apenas para meio Brasil – como, simetricamente, fez Bolsonaro durante os seus quatro anos, num mandato de guetização clara da esquerda e de tudo o que cheirasse a “petralhas”.

Em Brasília, o que saiu à rua foi o novo modo da “política dos inimigos”, como recentemente Michael Ignatieff (o biógrafo de Isaiah Berlin) batizou os nossos tempos. Os populistas, como Bolsonaro e Lula são, padecem, todos, do radicalismo centrífugo que queima pontes, destrói consensos, anula diálogos, malsina convenções e despreza regras e símbolos, minando, afinal, tudo o que faz a beleza e a operacionalidade da vida em democracia. Por isso, quando perdem, eles, que se dizem os únicos intérpretes da verdadeira vontade popular, declaram logo que houve fraude e atiçam o “seu” povo contra o sistema; e quando ganham, achando-se incensados pelo “seu” povo, tratam quem não votou neles como “deploráveis” e contra eles querem governar. Na guerra entre povos de uma política como guerra, como exclusão, como insulto, perde a democracia - e só esta é o governo do povo como um todo – e perdemos todos nós.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • José J C Cruz Pinto
    11 jan, 2023 ÍLHAVO 10:53
    Ó senhor! Onde está a semelhança entre o que fizeram este energúmenos, pagos por quem é mais criminoso ainda, tem dinheiro (porventura roubado), e não quer dar a cara, e o que fizeram os apoiantes de Lula da Silva quando este perdeu as eleições em 2018 e várias das anteriores? Acha mesmo que são todos igualmente populistas? Um criminoso doido que dá uma facada num oponente político vale o mesmo que uma multidão de idiotas, doidos e bandidos de verdade que tentam um golpe de estado, corrompem autoridades, e tudo destroem à sua frente? Com esse critério, pelo menos por enquanto, até o "Dito-Cujo Partido da Sem-Vergonha Transbordante" que polui a nossa sociedade e Parlamento, lambe-botas declarado de Trump, Bolsonaro, Le Pen e alguns outros, terá direito a escapar ao título de populista - só porque, tendo todos insultado e maltratado, ainda não matou ninguém - e, sobretudo porque apareceu, falsamente "manso" e "bom", a implorar que os criminosos recuassem, porque ... estavam a "dar mau aspecto", a "prejudicar a imagem" - só por isso -, enviando até um forte abraço ao bandido-mor. Em democracia, pode evidentemente ser-se de direita, mas não parecer e ser de facto bandido, ... ou será que basta haver um que o seja entre os adversários para que os primeiros beneficiem de atenuante?