Tempo
|
João Duque n´As Três da Manhã
Terças e quintas-feiras, às 9h20, n'As Três da Manhã
A+ / A-
Arquivo
Alta velocidade. “Vamos ficar isolados da Europa e nas mãos de uma companhia”

João Duque

Alta velocidade. “Vamos ficar isolados da Europa e nas mãos de uma companhia”

11 jan, 2024


Economista alerta para as escolhas que estão a ser feitas para a construção da linha de alta velocidade em bitola ibérica e não em bitola europeia.

O comentador da Renascença João Duque alerta para os riscos de isolamento de Portugal que, considera, podem advir da concretização do projeto de alta velocidade que está em cima da mesa.

"Vamos ficar isolados da Europa e nas mãos de uma companhia", disse no espaço de comentário do programa "Três da Manhã". João Duque explica que o que está previsto é a construção de uma linha em bitola ibérica, numa altura em que Espanha está a mudar para a bitola europeia, o que vai tornar as ligações mais demoradas.

Duque acrescenta que o atual secretáro-geral do PS, Pedro Nuno Santos, na altura enquanto ministro das Infraestruturas justificou a opção de manter a bitola como meio "de defender a CP".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Jorge Manuel Dias Lo
    12 jan, 2024 Almada 11:47
    Este Pedro Nuno Santos continua burro que nem uma porta ,bitola ibérica não obrigado sim europeia ,e atenção com as determinações de fim de obra devem ter penalidades de incumprimento para não temos o problema da linha da beira alta