Emissão Renascença | Ouvir Online
João Duque n´As Três da Manhã
Terças e quintas-feiras, às 9h20, n'As Três da Manhã
A+ / A-
Arquivo
IVA a zero no cabaz do Governo terá "impacto de 0,5% na inflação"

João Duque

IVA a zero no cabaz do Governo terá "impacto de 0,5% na inflação"

28 mar, 2023 • Sérgio Costa , Cristina Nascimento


Economista João Duque faz as contas à medida que será aplicada a 44 produtos durante seis meses.

O economista João Duque fez "uma estimativa por alto" e concluiu que aplicar IVA a 0% aos 44 produtos alimentares escolhidos pelo Governo terá um "impacto de 0,5% na inflação".

O também comentador da Renascença reconhece que os bens alimentares são de consumo expressivo em Portugal, nalguns casos mais do que a média europeia.

O especialista questiona o calendário de entrada em vigor, considerando que vai ser exigente para as empresas, sobretudo as mais pequenas, por exemplo, terem capacidade para atualizar o software das máquinas registadoras.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.