Emissão Renascença | Ouvir Online
João Duque n´As Três da Manhã
Terças e quintas-feiras, às 9h20, n'As Três da Manhã
A+ / A-
Arquivo
“É muito raro a TAP dar lucros, o dia é para celebrar”

João Duque

“É muito raro a TAP dar lucros, o dia é para celebrar”

21 mar, 2023 • Sérgio Costa , Olímpia Mairos


O comentador analisa os lucros da companhia aérea e reconhece que Christine Ourmières-Widener “merece o aplauso por ter conseguido colocar a TAP num sítio que é muito difícil colocar”.

O comentador d’As Três da Manhã considera que os resultados positivos de 65,6 milhões, em 2022, apresentados pela TAP “são muito positivos”.

“É muito raro a TAP dar lucros e, portanto, isto hoje o dia é para celebrar. Nos últimos cinco anos, não tinha dado e o último ano tinha dado um prejuízo de mais de 1.600 milhões euros”, argumenta.

Aludindo ao comunicado da TAP que indica que a companhia aérea “teve um aumento de 1.664,7 milhões de euros face ao ano anterior”, João Duque explica que “isso quer dizer que partiu de praticamente 1.600 milhões e chegou acima da linha de água com 65 milhões. E isso é positivo”.

Questionado sobre se o resultado é assim tão positivo como inicialmente poderíamos ler, o comentador refere tratar-se de uma boa questão, destacando que é importante saber como “se compara este valor com o que era expectável com o plano de reestruturação, que não conhecemos”.

“Aquilo que foram notícias que foram saindo, houve notícias a dizer que a TAP ir dar 30 e ‘picos’ milhões. Houve uma notícia a dizer que a TAP ia dar 140 milhões, agora em função desse número que foi lançado para o ar, podemos achar o número de 65 bom ou mau, mas não tenho referência para comparar com aquilo que seria expectável face ao plano de reestruturação”, sublinha.

A finalizar o seu comentário, João Duque reconhece que Christine Ourmières-Widener “merece o aplauso por ter conseguido colocar a TAP num sítio que é muito difícil colocar”.

“E até fez uma coisa que é louvável, isto é, a variação de receita é superior à variação do número de passageiros, o que quer dizer que até aumentou o valor médio do da fatura por passageiro transportado e mesmo deduzindo o fenómeno da inflação”, destaca.

Para o comentador, “em termos reais, isso é positivo e deve ser aplaudido e, portanto, significa que a senhora tem uma performance que acho que é de louvar neste aspeto, independentemente do processo que lhe estão a mover por incumprimento de outras questões”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Petervlg
    22 mar, 2023 Trofa 08:15
    Mas deu lucro? pensem bem! o estado injetou um valor de 3.2 mil milhões de euros, e deu lucro!