Emissão Renascença | Ouvir Online
João Duque n´As Três da Manhã
Terças e quintas-feiras, às 9h20, n'As Três da Manhã
A+ / A-
Arquivo
Apoios extraordinários ou aumentar salários? “Uma não impede a outra”

João Duque

Apoios extraordinários ou aumentar salários? “Uma não inviabiliza a outra”

20 dez, 2022 • Miguel Coelho , Cristina Nascimento


Comentador da Renascença olha para a opção que o Governo tem tomado em distribuir apoios pontuais para ajudar as empresas e famílias a fazer face à inflação elevada.

João Duque considera que a política de distribuir apoios pontuais "não inviabiliza" uma política de aumentos salariais e valorização das carreiras.

No entanto, adverte, a folga orçamental que permite o pagamento destes apoios extraordinários não pode ser tomada como garantida. "Não é suposto termos saldos orçamentais tão generosos nos próximos tempos à custa de uma inflação, porque é expectável que esta inflação não vá perdurar no tempo", explica.

No espaço de comentário do programa da Manhã, o comentador diz ainda que a política salarial vai ter "obrigatoriamente de mudar em Portugal".

"Vamos ter que pagar aquilo que é a qualificação do trabalho", remata.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • José J C Cruz Pinto
    20 dez, 2022 ILHAVO 18:37
    Pois então emita e defenda essa mesma opinião junto das organizações empresariais, porque o que elas opinam é que todas as empresas precisam de ajuda (do Estado, claro - de quem havia de ser?) mas quem nelas trabalha pode dispensar aumentos de salário. [E, depois, ainda dizem que há Estado a mais!]
  • José J C Cruz Pinto
    20 dez, 2022 ILHAVO 17:50
    Pois então emita e defenda essa mesma opinião junto das organizações empresariais, porque o que elas opinam é que todas as empresas precisam de ajuda (do Estado, claro - de quem havia de ser?) mas quem nelas trabalha pode dispensar aumentos de salário.