Emissão Renascença | Ouvir Online
João Duque n´As Três da Manhã
Terças e quintas-feiras, às 9h20, n'As Três da Manhã
A+ / A-
Arquivo
É real o risco de pobreza atingir a classe média

Joao Duque

"Aumento do salário mínimo nacional está a ser suportado por uma classe média"

29 nov, 2022 • Olímpia Mairos


O comentador analisa o alerta do presidente do Conselho Económico e Social sobre o risco de pobreza que pode atingir a classe média.

João Duque considera que existe o risco real de a pobreza atingir a classe média, assinalando que “basta olharmos para a estatística daquilo que é o número de pessoas que ganham o salário mínimo nacional em termos de percentagem da população ativa e com emprego”.

“O que verifica é um aumento sistemático de cada vez que aumenta o salário mínimo nacional o que vai acontecendo é que aumenta a percentagem de trabalhadores por conta de outrem,que ganha esse salário mínimo nacional, o que quer dizer que, na prática, o aumento do salário mínimo nacional está a ser suportado por uma classe média e essa classe média, que tem no fundo diminuído em termos de dimensão relativa, está em riscos de se aumentar o risco pobreza”, realça.

Na entrevista à Renascença, Francisco Assis defendeu que é urgente definir políticas anti-inflacionistas para não correr o risco de agravar a pobreza em Portugal.

João Duque concorda e defende medidas do ponto de vista orçamental que possam, de alguma forma, "tentar evitar que se aumente a inflação, àquilo que é o ciclo inflacionista”.

“Eu penso que Francisco Assis tem essa noção de que há instrumentos que estão na nossa mão e outros não estão”, acrescentando que tais medidas podem passar pelo controlo administrativo, do aumento dos preços, nomeadamente dos preços dos combustíveis.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.