Emissão Renascença | Ouvir Online
João Duque n´As Três da Manhã
Terças e quintas-feiras, às 9h20, n'As Três da Manhã
A+ / A-
Arquivo
Mais sem-abrigo por causa da Covid e guerra e porque “há carência de apoios”

João Duque

Mais sem-abrigo por causa da guerra e porque “há carência de apoios”

25 out, 2022 • Miguel Coelho , Cristina Nascimento


Comentador da Renascença considera que os problemas sociais não estão a ser devidamente acompanhados pelas políticas de natureza social.

João Duque considera que o aumento do número de pessoas em situação de sem abrigo deve-se também há falta de políticas sociais para apoiar os mais fragilizados.

"Há um problema grave em termos económicos, mas que não é acompanhado devidamente por aquilo que são políticas de natureza social quer governamentais ou até autárquicas", diz no espaço de opinião do programa "Três da Manhã".

Para este economista, a Covid-19 e a guerra "têm as costas largas", afirmando que "é a ausência de apoios que deixa estas pessoas numa situação de pobreza extrema".

Em causa estão os números apurados pela Renascença que indicam uma subida na ordem dos 25% do número de pessoas a viver nas ruas de Lisboa. No Porto, nos últimos dois anos, há mais 140 pessoas em situação de sem-abrigo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Pensar a Sério
    26 out, 2022 Sei lá! 07:18
    Não haverá nenhuma relação entre os preços absurdos das casas (graças a muitas variantes, algumas "novas" introduzidas no mercado) e os sem-abrigo? Sem-abrigo, é sem casa. ... Ou será mesmo por falta de esmolas?